Caio André fortalece trabalhos de comunicação da CMM com nova programação e ampliação da estrutura

Apresentando um novo olhar para as ações do Parlamento Municipal, a gestão do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), alcançou, em 18 meses, resultados que reposicionam a Casa Legislativa no dia a dia da população. Os investimentos incluem mudanças na estrutura física da Diretoria de Comunicação (Dicom), novos programas de rádio, TV e parcerias que agregam conteúdos de qualidade aos trabalhos da CMM.

Na missão de aproximar o Parlamento Municipal da população, o presidente da CMM, Caio André, investiu na reforma da estrutura de comunicação, trazendo melhorias para os profissionais e resultando em novos conteúdos.

O novo espaço da Diretoria de Comunicação Jornalista Haroldo Furtado, em homenagem ao jornalista e ex-diretor de Comunicação da Casa, foi ampliado para 44m², possibilitando agrupar na redação 20 profissionais nas áreas de jornalismo, design, edição de vídeo, social media, fotografia, além de coordenadores e estagiários. O local também serve de estúdio para produtos jornalísticos da Dicom.

“As mudanças na comunicação da Casa Legislativa andam de acordo com o modo de fazer política. Hoje precisamos estar mais próximo da população não apenas visitando as comunidades e ouvindo os moradores, mas absorvendo as demandas que chegam de todos os lugares, das áreas mais distantes da nossa cidade por todos os meios. A forma de divulgar os trabalhos da Casa também precisam estar alinhados com essa nova realidade”, afirmou Caio André.

Gestão e engajamento – Resultado do trabalho desenvolvido em 2023, a Câmara Municipal de Manaus foi premiada em 2024 com um troféu de “Gestão de Excelência em Comunicação Institucional”. A premiação foi promovida pelo Portal Manauara, o qual reconheceu as mudanças desenvolvidas pela gestão Caio André

O Diretor de Comunicação da CMM, jornalista Mário Marinho, concorreu com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Conte, e foi eleito o melhor de 2023 na categoria, pelos júris técnico e popular.

Com a renovação das redes sociais, a CMM alcançou em 2023 o maior engajamento entre as Câmaras de todo o Brasil. O ranking foi divulgado pela plataforma de inteligência e marketing SocialMediagov, que mostrou, ainda, que a CMM figurou em 4º lugar entre os perfis oficiais legislativos do país com maior número de interações.

De acordo com o ranking, somados, os perfis da CMM no Instagram, X, Facebook, TikTok e YouTube, foram registradas 461.738 interações, aparecendo atrás apenas das redes sociais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da TV Senado, respectivamente.

Ampliação do alcance do Instagram – Principal rede social da Casa Legislativa, o Instagram da Câmara Municipal de Manaus registrou, em 18 meses, um alcance total de 523.575 contas, número que representa um aumento de 815%, conforme dados do relatório da Meta Business Suite, ferramenta do próprio Instagram.

Já o número total de seguidores saltou de 25,5 mil para 38,4 mil, um crescimento orgânico de quase 13 mil seguidores em 18 meses.

Outro indicador que registrou crescimento expressivo, neste período foi o número total de visitas ao perfil da CMM, com um incremento de 687% de janeiro de 2023 a junho de 2024.

Parcerias – Uma parceria entre a Câmara Municipal de Manaus, Câmara dos Deputados e Senado Federal foi estabelecida para transmitir os conteúdos do Legislativo Municipal em rede nacional. O acordo envolverá envio de conteúdos com notícias da região em programas diários para TV e rádio, além da participação com jornalistas e produtos próprios da CMM durante o período eleitoral.

A medida foi firmada durante a participação da CMM no 6º Simpósio Nacional do Rádio, que aconteceu em maio de 2024 na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento é realizado a cada dois anos e reúne profissionais das emissoras de todo país para troca de conhecimento.

Rádio Câmara – Com uma roupagem diferente na gestão Caio André, a Rádio Câmara Manaus completou cinco anos em 2024 com mudanças na programação, levando aos ouvintes atrações que conversam com todas as faixas etárias e, ainda, mirando em novos formatos de comunicação.

Novos programas foram incluídos na grade da Rádio Câmara. (Foto: Sidney Mendonça)

Além das transmissões das Sessões Plenárias e informações do Legislativo Municipal, a rádio agregou em sua grade 20 programas de vários gêneros musicais como rock, pop, MPB, sertanejo, misturando assuntos fora da “bolha” política como cultura geek, música regional e o mundo dos esportes. A partir de julho, a Rádio Câmara terá programação local ao vivo.

Jornais em Libras – Além das alterações estruturais na comunicação, a gestão Caio André possibilitou um novo olhar para o modo de fazer TV com projetos inovadores, promovendo, ainda, a inclusão. O telejornal diário Bom Dia Câmara se consagrou como o primeiro jornalístico amazonense transmitido ao vivo e com interpretação simultânea pela Língua Brasileira de Sinais.

Produtos jornalísticos da Casa passaram a ter interpretação em libras. (Foto: Sidney Mendonça)

Outro telejornal da Casa, o “CMM Notícias” e os blocos “Momento Câmara” também são transmitidos em Libras com intérpretes lotados na Dicom.

Fotos: Mauro Pereira e Sidney Mendonça – Dicom/CMM

  

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