Cabo Maciel elogia resposta antecipada do Governo do Amazonas diante das cheias e reforça apoio às famílias afetadas

Reporter da Cidade

O deputado estadual Cabo Maciel (PL), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), manifestou solidariedade às mais de 23 mil famílias impactadas pela cheia dos rios no estado e parabenizou o governador Wilson Lima e o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, pela pronta resposta diante do cenário de emergência.

A Operação Cheia 2025 teve início no último dia 16 de abril, com o envio de ajuda humanitária para os municípios da calha do rio Madeira (Humaitá, Manicoré e Apuí), os primeiros a decretarem Situação de Emergência.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, já foram distribuídas mais de 160 toneladas de cestas básicas, 600 caixas d’água, 33 mil copos de água potável e purificadores do projeto Água Boa para atender as comunidades mais atingidas.

“O governo demonstrou agilidade e planejamento. Quero registrar meu reconhecimento à equipe da Defesa Civil e, especialmente, ao governador Wilson Lima, por agir de forma preventiva e humana. Essa atenção às famílias do interior é fundamental para minimizar os efeitos de um desastre natural que se repete todos os anos”, afirmou Cabo Maciel.

O parlamentar, que mantém atuação constante junto às populações ribeirinhas e interioranas, ressaltou a importância do monitoramento contínuo e da articulação com os municípios.

“O momento exige união de esforços. Estamos acompanhando de perto essa situação e nos colocamos à disposição para colaborar com tudo que for necessário aqui na Assembleia Legislativa”, completou.

Até o momento, nove municípios estão em Situação de Emergência, 17 em Alerta e 36 em Atenção, segundo boletim atualizado da Defesa Civil divulgado neste domingo (21/4).

A previsão é que os picos da cheia continuem até julho nas nove calhas hidrográficas do Amazonas.

Compartilhar este artigo