Bairro Santa Etelvina recebe ação da Prefeitura de Manaus em combate à obesidade e ao sedentarismo

Reporter da Cidade

Profissionais de saúde e de educação física da Prefeitura de Manaus promoveram uma ação, nesta quinta-feira, 27/3, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, visando reforçar a importância da atividade física e da alimentação equilibrada junto à população. Realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação Manaus Esporte (FME), o “dia D” integra agenda desenvolvida ao longo deste mês no município, referente ao Dia Mundial da Obesidade (4 de março) e ao Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo (10 de março).

Durante a ação, realizada no complexo esportivo Amadeu Teixeira, no Santa Etelvina, equipes da Semsa Manaus e do FME mobilizaram o público da comunidade com a oferta de serviços e orientações de saúde, com enfoque no combate à obesidade e ao sedentarismo, além da prática de atividades físicas e aula de ritmos ao som de zumba.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Respiratória, Obesidade e Neoplasias, Lilian Paula Lima, destaca que a ação da Semsa e FME buscou reforçar a noção de que cuidado em saúde e atividade física se complementam para a qualidade de vida e o bem-estar. Ela pontua que a obesidade contribui para o comprometimento da saúde nos casos de doenças circulatórias e cardíacas, como hipertensão, diabetes e mesmo neoplasias.

“Diante disso, buscamos chamar a atenção das pessoas para a importância do movimento, da atividade física, da alimentação equilibrada, como um conjunto de medidas para serem colocadas em prática a fim de evitar essas condições crônicas”, ressalta a gestora.Na atividade, informa Lilian, os comunitários tiveram acesso a serviços de aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar, exame de pele, além de sessões de auriculoterapia, que integra a lista das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) ofertadas na rede básica e é baseada na aplicação de pressão em pontos específicos das orelhas para auxílio no tratamento de problemas de saúde.

O circuito de atividades, conforme Lilian, incluiu ainda orientação nutricional para os usuários, com noções sobre boas escolhas para uma alimentação saudável, levando em conta as condições econômicas de cada pessoa. “A obesidade não tem idade, por isso trabalhamos todos os públicos, de crianças a idosos, reforçando que a atividade física e alimentação saudável são essenciais para ter saúde”.

O público presente no complexo esportivo também teve acesso a sessões de hidroginástica e pilates, além de dicas para a incorporação de exercícios e atividades físicas no dia a dia.

Programação

Como parte da agenda referente ao Dia Mundial da Obesidade e ao Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, ao longo deste mês, a Semsa Manaus vem promovendo uma programação com ações educativas nas unidades de saúde da rede municipal. As atividades incluem rodas de conversa sobre as temáticas, incentivo à prática de atividades físicas, como atividades laborais e caminhadas, e circuitos de exercícios.

A obesidade, de acordo com Lilian Paula, é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo fator de risco para outros agravos, como doenças cardiovasculares e diabetes. Em Manaus, ela aponta, conforme a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, realizada em 2023, 63,5% dos adultos apresentam sobrepeso e 27% são obesos, situando Manaus entre as capitais brasileiras com os maiores índices.

“Com as ações nas unidades de saúde e este ‘dia D’ em parceria com a FME, a Semsa busca conscientizar as pessoas para as consequências graves da falta de exercícios físicos e da alimentação inadequada, além de incentivar práticas que melhorem a qualidade de vida”, conclui.

 — — —Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Compartilhar este artigo