Avanços e desafios na atenção pré-natal na zona rural são pauta em evento promovido pela prefeitura

Reporter da Cidade

Os avanços e os desafios na busca pelo aprimoramento da atenção à saúde materno-infantil na zona rural estão entre os temas de um evento reunindo profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus, na tarde desta terça-feira, 19/11. O encontro marca o encerramento do atual ciclo dos fóruns distritais de vinculação do pré-natal, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A programação contará com as equipes do Distrito de Saúde (Disa) rural, reunindo profissionais e gestores que atuam no atendimento pré-natal nas unidades de saúde daquela região. O último dos fóruns de vinculação da Semsa em 2024 acontece na maternidade municipal Moura Tapajóz (MMT), no bairro Compensa, zona Oeste, após os encontros dos distritos Norte, Oeste, Leste e Sul, realizados nos dias 5, 6, 13 e 14 deste mês, respectivamente.

Conforme a referência técnica de vinculação da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, assistente social Wanja Leal, a pauta do evento incluirá, entre outros temas, os avanços obtidos a partir das propostas bem sucedidas dos últimos fóruns e os impactos do novo cenário de secas e outros eventos climáticos na região, que dificultam a locomoção nas comunidades rurais e fluviais e impõem desafios no atendimento de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) nas maternidades e unidades básicas da zona urbana.

“Vamos discutir estratégias para garantir atendimento a mulheres que têm maior dificuldade para acesso à atenção à saúde no ciclo gravídico-puerperal, em razão de fatores sociais ou ambientais, e para reforçar o monitoramento e o acolhimento por parte das maternidades, a fim de que essas usuárias sejam atendidas nas unidades mais próximas de onde estiverem”, antecipa.

Entre as estratégias para superar as dificuldades trazidas pela distância nas comunidades rurais, aponta Wanja, está o uso de recursos remotos na vinculação das gestantes à maternidade, como vídeos para serem apresentados às usuárias com informações sobre os fluxos e rotinas nas unidades onde terão seus bebês.

“Temos atuado também no incentivo ao pré-natal do parceiro e na orientação à família da grávida, pois estes serão o grande apoio delas durante a gravidez e no deslocamento para o parto”, indica.

Entre os objetivos do encontro, segundo a técnica da Semsa, está o de fortalecer a articulação entre profissionais de saúde e maternidades, como estratégia para qualificar as equipes no atendimento pré-natal e no encaminhamento das usuárias às unidades materno-infantis.

“Escolhemos fazer o encontro na MMT como forma de reforçar o vínculo dos profissionais do Disa rural com a maternidade municipal, bem como temos investido para articular o trabalho das equipes com as unidades estaduais”, pontua.

Estratégia

Os fóruns distritais de vinculação da gestante à maternidade integram as estratégias da saúde pública no sentido da redução da mortalidade materna, infantil e fetal.

Nos encontros, equipes das redes municipal e estadual alinham fluxos e discutem melhorias nos processos de trabalho, tendo como objetivo o aprimoramento da atenção à saúde materno-infantil em Manaus, em todos os níveis.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos ,
Compartilhar este artigo