A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (8/9), Audiência Pública para discutir a implantação e a construção do NOVO porto da Manaus Moderna. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), autor do requerimento que convocou a sessão.
O projeto, com investimento de R$ 974,6 milhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê a construção da nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), sob coordenação do Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra é considerada estratégica para modernizar a logística portuária da capital, garantir mais segurança operacional e consolidar Manaus como um polo comercial e turístico da Região Norte.
Durante a audiência, representantes do Governo Federal, estadual, entidades de classe, órgãos de controle, trabalhadores, universidades e associações debateram os impactos sociais, econômicos e ambientais da obra, além de apresentar sugestões para que o empreendimento atenda de forma efetiva aos interesses da população que vive e trabalha na área da Manaus Moderna.
O superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Machado, realizou uma explanação sobre o projeto, destacando como a nova estrutura deve melhorar a infraestrutura portuária na região. O NOVO porto estará preparado para o transporte de cargas entre municípios e entre estados, e vai poder receber navios de maior porte, como cruzeiros, por exemplo. A expectativa é que o NOVO porto movimente 35 milhões de passageiros por ano, uma movimentação quase três vezes maior que a do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Segundo o deputado Sinésio Campos, a escuta pública é fundamental: “Não se trata apenas de uma obra de infraestrutura. Estamos falando de revitalização do Centro da cidade, de mobilidade urbana, de geração de emprego e renda. Por isso, é essencial que todos os setores participem dessa construção coletiva. Como é um projeto que ainda não foi concluído, ainda cabe a nossa contribuição para que possa ser aprimorado”, destacou.
As entidades e cidadãos que participaram da audiência têm até o dia 8 de outubro para encaminhar à Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Aleam as sugestões ao projeto de implantação do NOVO porto da Manaus Moderna. Essas sugestões serão compiladas e encaminhadas diretamente ao Ministério de Portos e Aeroportos para que o projeto seja aprimorado.