Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial proposta por Sinésio Campos em homenagem ao Dia da Capoeira

Reporter da Cidade

Nesta segunda-feira (25/8), o plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi tomado pela energia e pela musicalidade durante a sessão especial em homenagem ao Dia da capoeira. O evento reuniu mestres, alunos e praticantes dessa expressão cultural que é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e patrimônio imaterial do Brasil.

A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que destacou a importância da capoeira como símbolo de resistência, identidade afro-brasileira e instrumento de Cidadania.

“A capoeira nasceu da luta contra a escravidão, transformando dor em liberdade e movimento. Hoje ela continua sendo ferramenta de inclusão social, de formação de crianças e jovens, e de afirmação da cultura negra. Homenagear a capoeira é também combater o preconceito e valorizar a nossa diversidade cultural”, afirmou o parlamentar.

A sessão foi iniciada com o hino nacional brasileiro acompanhado ao som do berimbau, que emocionou o público.

Durante a sessão, duas instituições foram homenageadas com placas comemorativas, o Fórum Permanente de capoeira do Amazonas e a escola de capoeira Quilombo. Um total de 31 capoeiristas foram homenageados e receberam certificados de honra ao mérito, em reconhecimento à contribuição para a difusão da capoeira no Amazonas.

Para os mestres presentes, o momento foi de celebração, mas também de reafirmação da necessidade de políticas públicas que fortaleçam a prática da capoeira em escolas, praças e centros culturais.

Segundo Sinésio Campos, a homenagem é também um chamado para que a capoeira siga ocupando cada vez mais espaços de destaque na sociedade amazonense.

“Que a capoeira continue sendo orgulho do nosso povo e formando gerações livres e conscientes. Viva a capoeira, viva seus mestres e praticantes”, concluiu o deputado.

Compartilhar este artigo