A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retoma, nesta terça-feira (5/8), as atividades no plenário Ruy Araújo, marcando oficialmente o início dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2025, após o recesso parlamentar de julho.
Com o fim do recesso, voltam a ocorrer normalmente as reuniões plenárias, Sessões Especiais, Audiências Públicas e encontros das comissões técnicas, que fazem parte da rotina legislativa da Aleam, conforme estabelecido no Regimento Interno da Casa.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), afirmou que a expectativa é manter o ritmo produtivo observado no primeiro semestre, com ações propositivas voltadas ao desenvolvimento do Estado.
“Esperamos que seja um semestre próspero, tanto no que rege os mandatos pessoais quanto no trabalho coletivo dos parlamentares, para que possamos continuar fazendo a diferença na melhoria da vida da população”, declarou.
LOA
Entre as pautas previstas para apreciação está a análise da lei orçamentária Anual de 2026 (LOA 2026), além da apresentação das emendas parlamentares individuais e de bancada ao orçamento público.
Segundo Roberto Cidade, a LOA é o principal instrumento de planejamento do governo.
“Sem a sua aprovação, a execução das ações fica comprometida, porque ela é a base legal para a liberação dos recursos”, finalizou.