Assembleia Legislativa do Amazonas recebe estudantes para debater prevenção ao suicídio

Reporter da Cidade

A escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), promoveu nesta terça-feira (23/9) o evento Educando pela Cultura, que reuniu mais de 300 estudantes no auditório Belarmino Lins para uma palestra sobre o Setembro Amarelo. Com o tema “Ideação Suicida: eu escolhi viver”, a iniciativa buscou conscientizar os jovens sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), participou do encontro e reforçou o compromisso da Casa com a proteção da juventude amazonense.

“Discutir abertamente a saúde mental é um passo crucial para salvar vidas”, afirmou, destacando o papel do poder público em oferecer espaços seguros para esse tipo de diálogo.

O evento contou com a participação de alunos de sete escolas de Manaus: Colégio Amazonense Dom Pedro II, CETI Gilberto Mestrinho, E.E. Prof. Alice Salerno Gomes de Lima, E.E. Padre Pedro Gislandy, E.E. Ernesto Penafort, E.E. Belarmino Alves Marreiro e CETI Profª. Dariana Zuleica Correa Lopes. estudantes da Universidade Nilton Lins também integraram a atividade. 

Palestras

A primeira palestra foi conduzida pela professora PhD Lidiany Cavalcante, membro do Núcleo de Pesquisa em saúde Mental da UFAM. “A saúde mental ainda é considerada um tabu na sociedade, mas precisamos falar deste tema, precisamos falar de prevenção”, destacou. Ela ressaltou que iniciativas socioeducativas, como a da escola do Legislativo, contribuem para a sensibilização e formação de agentes multiplicadores.

A professora também reforçou a importância de falar sobre sentimentos, buscar ajuda e tornar a escola um espaço de acolhimento e escuta.

Na sequência, os estudantes acompanharam a palestra da profa. Msc. e psicóloga Luziane Vitoriano da Costa, da UNI Nilton Lins. “Essa temática é sensível, mas precisamos falar dela. Porque falar de suicídio é também falar de vida”, afirmou. Ela apresentou informações sobre a ideação suicida, formas de prevenção e o fortalecimento da saúde mental entre os jovens.

As alunas Raquel Mendonça e Angelina Castro, do 1º ano do ensino médio da E.E. Padre Pedro Gislandy, compartilharam suas impressões. Raquel avaliou positivamente o evento: “Acho importante falar sobre este assunto, porque muitas vezes as pessoas não sabem como lidar com seus sentimentos, problemas ou frustrações.”

Angelina reforçou a relevância do aprendizado. “Muitas vezes os jovens, além de não saberem lidar com seus próprios sentimentos, não sabem como ajudar um amigo ou até mesmo um familiar que demonstra vulnerabilidade emocional. Por isso vejo esta oportunidade como uma importante forma de aprendermos sobre saúde mental, com dicas sobre como identificar sinais de depressão ou outra doença psicológica, para que possamos buscar ajuda”, disse.

 Campanha

O Setembro Amarelo é uma campanha global de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que busca quebrar tabus e incentivar a procura por apoio.

A urgência do tema é confirmada por dados preocupantes: no Brasil, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, com crescimento anual de 6% na taxa.

No Amazonas, em 2023, foram registrados 332 óbitos por suicídio, o que corresponde a uma taxa de 7,8 por 100 mil habitantes — aumento de 12% em relação a 2022.

Compartilhar este artigo