Nesta segunda-feira (04) aconteceu, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Engenheiro de Pesca. A propositura foi do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB) e do deputado Comandante Dan (Podemos), que presidiu a Sessão.
De acordo com Roberto Cidade, o trabalho realizado pelo Engenheiro de Pesca é fundamental e extremamente importante, principalmente no Amazonas, onde o pescado é a base da alimentação da população. “No Amazonas, o engenheiro de pesca é um profissional imprescindível, que tem competência para atuar nesta área, tão importante para o povo do Amazonas. Por isso, todos têm nosso total respeito pela atividade exercida”, constatou.
Em seu pronunciamento, Comandante Dan afirmou que a Sessão, além da homenagem aos profissionais, serve para reflexão.
“Como o Amazonas, com a maior bacia hidrográfica do país, não é o maior produtor pesqueiro, nem do país, nem da região, mesmo tendo o maior consumo per capita de peixes do Brasil. Há uma deficiência estratégica de planejamento”, avaliou.
As crises climáticas e ambientais vividas pelo Amazonas revelam, segundo o parlamentar, a deficiência logística e o despreparo industrial para o segmento.
“Sofremos de uma primariedade assustadora. Sequer somos capazes de levar ao pescador artesanal os benefícios de frigoríficos públicos. Estamos engatinhando no beneficiamento em nível industrial. Isso nos leva à valorização do Engenheiro de pesca”, avaliou.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), engenheiro Afonso Lins, saudou a presidente eleita da entidade, Alzira Miranda, que assumirá o cargo em janeiro de 2024, sendo a primeira engenheira de pesca a assumir o Crea-AM.
“Parabenizo todos os engenheiros de pesca e enfatizo a importância do trabalho de todos, principalmente para o interior. É necessário desenvolvermos a área cada vez mais. Agradeço a homenagem em nome dos profissionais”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o deputado João Luiz (Republicanos) ressaltou que o conhecimento dos engenheiros de pesca auxilia bastante a população do interior. “Agradecemos a todos e recebam a gratidão e nosso abraço”, concluiu.
O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, destacou que o Sistema Sepror é presidido por Daniel Borges, um engenheiro de pesca, assim como o Crea-AM também terá como presidente uma engenheira de pesca. “Isso mostra a importância que a profissão alcançou no estado”, avaliou.
Representado o Governo do Estado, o secretário do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), engenheiro de pesca Daniel Pinto Borges, agradeceu a homenagem e ressaltou o olhar especial que o Governo do Estado tem com a pesca.
Data
Instituído pela Lei n° 12.820, de 05 de junho de 2013, o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é comemorado em 14 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem à colação de grau da primeira turma de Engenharia de Pesca no Brasil, que aconteceu em 1974, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Engenheiro de Pesca
Leave a comment
Leave a comment