Assembleia Legislativa do Amazonas debate qualidade da água, problemas da rodovia BR-319 e lentidão na conclusão da Casa da Mulher Brasileira

Reporter da Cidade

Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (13/8), os parlamentares debateram sobre a qualidade da água e a demora na conclusão da Casa da Mulher Brasileira. 

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) destacou a visita a 40 municípios do Estado, onde avaliou a qualidade da água potável consumida pela população.

“Nos diversos municípios por onde passamos, observamos alguns aspectos que já trouxemos para esta Casa, e alguns deles dizem respeito à segurança hídrica no fornecimento de água potável”, afirmou.

O parlamentar citou o Projeto de Lei nº 222/2024, de sua autoria, que deu origem à Lei de Segurança Hídrica, aprovada na Aleam. A proposta busca maximizar os benefícios da água para a população e os ecossistemas, além de mitigar riscos de enchentes, vazantes, estiagens e poluição. 

Casa da Mulher Brasileira 

A deputada Mayra Dias (Avante) cobrou do Governo Federal agilidade na construção da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas, que está apenas com 20% das obras concluídas. 

Na avaliação da parlamentar, as mulheres amazonenses seguem esperando, com esperança e angústia, a entrega do espaço em Manaus.

“Acompanhamos essa promessa desde 2020. A ordem de serviço só foi assinada em março de 2024. A previsão inicial de entrega era para o primeiro semestre deste ano, depois passou para março de 2025. Não foi cumprida e agora mudou para setembro deste ano. Segundo o Ministério das Mulheres, a previsão atual é para janeiro de 2026. O que está em jogo não é apenas uma obra inacabada, mas a vida de milhares de mulheres que sofrem violência todos os dias”, cobrou.

BR-319

O deputado João Luiz (Republicanos) voltou a mencionar os problemas da rodovia BR-319 (Manaus/Porto Velho). O parlamentar citou matéria publicada no portal Metrópoles sobre a queda de duas pontes no Amazonas.

“Vimos hoje a manchete do (portal) Metrópoles: ‘Um Brasil que Desmorona, desabamentos de pontes atrasam o país’, referindo-se a pontes do Amazonas. O Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT) fez um relatório dizendo que a ponte que desabou estava em ótimo estado.”

Emenda

Já o deputado Thiago Abrahim (UNIÃO Brasil) destacou uma emenda parlamentar de sua autoria destinada ao Instituto de Previdência do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).

“Destinei ao Instituto de Previdência de Itacoatiara emenda visando realizar uma reforma que garanta mais dignidade aos trabalhadores daquele município. Pessoas que contribuíram para que o município fosse o que é hoje. Eles deram sua contribuição e ajudaram a construir a Itacoatiara que conhecemos”, afirmou. 

 

Compartilhar este artigo