A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, anunciou a abertura das inscrições para o Prêmio Nestor Nascimento. A iniciativa reconhece e valoriza o trabalho de pessoas e instituições que se destacam na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo no estado.
As inscrições iniciam no dia 1º de outubro e seguem até 17 de outubro de 2025. A entrega do prêmio será realizada em 6 de novembro, integrando as ações em celebração ao Dia da Consciência Negra na Casa Legislativa.
“Esta é a 6ª edição do Prêmio”, destaca a criadora e coordenadora da premiação, Jacy Braga, ao ressaltar que o objetivo é dar visibilidade a pessoas e instituições que trabalham a temática da igualdade racial no Amazonas. “Com isso, buscamos fomentar mais ações de combate ao racismo”, afirmou.
Categorias
- Serão escolhidos agraciados em cada uma das seguintes categorias:
- Preservação da fé nas religiões de matriz africana e combate à intolerância religiosa;
- Feminismo negro;
- Respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo;
- Promoção de atividades afro-culturais e educativas;
- Fomento ao protagonismo negro;
- Produção acadêmica, literária e estudos sobre a presença negra no Amazonas;
- Promoção da saúde integral da população negra, com prioridade à redução das desigualdades.
Inscrições
A participação é gratuita e aberta a pessoas e instituições com atuação relevante em uma das categorias.
Para se inscrever, é necessário encaminhar as informações do candidato ou da instituição para o e-mail ass.escolalegislativo@gmail.com, com o assunto: “Inscrição para o Prêmio Nestor Nascimento”.
O histórico apresentado deve permitir à Comissão Julgadora identificar, de forma clara e segura, a efetiva produção do candidato.
Caso haja dúvidas quanto à produção intelectual, a Comissão poderá solicitar documentação complementar. O resultado final será divulgado em 31 de outubro de 2025.
Prêmio
Instituído pela Resolução Legislativa nº 914, de 13 de julho de 2022, o Prêmio Nestor Nascimento é uma iniciativa da Aleam em homenagem a personalidades e organizações que contribuem significativamente para a igualdade racial no Amazonas.
A premiação leva o nome de Nestor José Soeiro do Nascimento, importante líder do movimento negro no estado, advogado, jornalista, militante e sócio fundador da escola de Samba Vitória-Régia.
Convidado em 1997 pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para um debate sobre direitos humanos, Nestor também foi vítima de tortura durante a ditadura militar. Ele faleceu em 2003, aos 56 anos, deixando um legado de luta pelos direitos e pelo reconhecimento da população negra.
O prêmio tem como propósito dar visibilidade a iniciativas que combatem o racismo e a intolerância, promovem a cultura afro-brasileira e defendem a dignidade da população negra no Amazonas.