Assembleia Legislativa define nomes de integrantes da Comissão Especial do Concurso Público

Reporter da Cidade

A Sessão Plenária desta quarta-feira (7/5) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve como destaque a assinatura, pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), da portaria que cria a Comissão Especial e nomeia seus membros para a condução do concurso público da Aleam.

Durante seu pronunciamento, o presidente Roberto Cidade reforçou o compromisso da Mesa Diretora com a transparência e lisura de todas as etapas do certame. “Venho reforçar junto à população do Amazonas sobre as etapas do concurso público desta Casa Legislativa. Hoje, assino a portaria nomeando a Comissão que irá conduzir o concurso, e neste momento irá fazer os processos de escolha e contratação da banca que irá realizar as provas”, declarou o presidente.

Cidade assegurou que a escolha da instituição responsável pela aplicação das provas será criteriosa. “Uma coisa eu asseguro, será uma empresa séria, idônea, qualificada e com experiência na realização de concursos públicos em todo o país”, enfatizou. Ele também garantiu que o concurso estará livre de qualquer irregularidade, seguindo rigorosamente as determinações legais.

A Comissão Especial, responsável por supervisionar todas as fases do concurso, será presidida por Sara Oliveira Cervantes, da Procuradoria de Pessoal da Aleam, e terá como vice-presidente Elielson Silva de Lima, funcionário efetivo do Poder Legislativo. Os demais membros nomeados são Robson Toguini, atual diretor de RH, e os servidores efetivos Rosemeire Braga e Fábio Nascimento. A Comissão Especial agora se dedicará à missão de selecionar a banca examinadora, dando sequência ao cronograma estabelecido pela presidência da Casa Legislativa, que prevê a realização das provas entre os meses de setembro e outubro.

Em apartes, os deputados Felipe Souza (PRD) e Delegado Péricles (PL) parabenizaram a iniciativa e reforçaram que a assinatura da portaria representa um avanço significativo para a realização do concurso público da Aleam, gerando grande expectativa entre os interessados em ingressar no serviço público estadual.

Cessão de Tempo

Durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária os deputados ouviram reivindicações da categoria dos jornalistas. Por iniciativa do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), foi realizada uma Cessão de Tempo em favor do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor-AM), Wilson Reis.

A ação na Aleam faz parte de uma série de eventos relacionados ao Dia Nacional de Luta, promovido neste 7 de maio pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Com o lema “Quem informa o Brasil somos nós – Nossa luta é por direitos e valorização”, o Sinjor-AM se uniu ao movimento nacional para chamar a atenção da sociedade para as demandas urgentes da categoria.

Durante a Cessão de Tempo, Wilson Reis apresentou as principais reivindicações do movimento. Entre elas, destacam-se a defesa da PEC do Diploma, que busca restabelecer a obrigatoriedade da formação em jornalismo para o exercício da profissão; a luta por reajustes salariais dignos que reconheçam a importância do trabalho jornalístico; o combate à precarização do trabalho e à crescente contratação de profissionais como Pessoas Jurídicas, que fragiliza os vínculos empregatícios. “Por isso é importante estarmos aqui nesta Casa, para potencializar esta nossa voz, estas nossas demandas”, afirmou o jornalista.

Compartilhar este artigo