
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) participou, nesta terça-feira (10/2), de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), presidida pela conselheira Yara Lins, para tratar da situação do Hospital do Sangue e da necessidade de celeridade no processo de inauguração da unidade.
Durante o encontro, foi debatida a data prevista para o início do funcionamento do hospital. Representantes da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES/AM) estiveram presentes e prestaram esclarecimentos sobre o andamento da inauguração.
Data prevista para inauguração
Na reunião, Wilker Barreto destacou a necessidade de que o encontro resultasse em um acompanhamento formal do andamento da obra. Para o parlamentar, é fundamental estabelecer uma data concreta, a partir da qual o TCE e os órgãos competentes possam fiscalizar o cumprimento do cronograma apresentado.
Conforme informado pela SES durante a reunião no TCE, a previsão é que o Hospital do Sangue seja inaugurado até o dia 28 de fevereiro. Wilker Barreto reafirmou seu compromisso de continuar fiscalizando e cobrando para que o cronograma anunciado seja efetivamente cumprido.
Cobrança por transparência
De acordo com a SES, a obra do Hospital do Sangue enfrentou, nos últimos anos, diversos problemas e fragilidades estruturais. A secretária da SES afirmou ainda que o projeto original não contemplava 100% da estrutura necessária para o pleno funcionamento da unidade, razão pela qual o hospital não foi inaugurado anteriormente.
O deputado também questionou as peças orçamentárias do Estado, afirmando que o Hospital do Sangue não constava de forma clara nem na lei de diretrizes orçamentárias (LDO) nem na lei orçamentária Anual (LOA). Wilker pontuou que essas peças não deveriam ter sido aprovadas sem a previsão específica para a unidade.
Para o parlamentar, um ano precioso foi perdido, enquanto a saúde pública do Amazonas segue em colapso.