Evento também marca a entrada em operação do Cieges-AM, implantado pelo Governo do Amazonas

FOTO: Alex Pazuello/Secom
O Amazonas sediou, nesta quinta-feira (17/07), a abertura do 5º Encontro Nacional da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), que traz como temas centrais a transformação digital e o uso da inteligência artificial no SUS. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e recebe representantes do Ministério da Saúde (MS) e de mais 17 estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais.
A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte. O encontro marca a integração do Amazonas à Rede Cieges, com o lançamento pelo Governo do Estado do Cieges-AM, uma estrutura que integra as informações de toda a rede estadual de saúde, com atualização constante dos dados.
A Rede Cieges é uma iniciativa do Conass, que integra todas as secretarias de Saúde do Brasil em uma rede de informações do SUS. O objetivo é apoiar a gestão com base em dados, informações e indicadores de saúde.

FOTO: Alex Pazuello/Secom
Implantado pela SES-AM, estrategicamente, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o Cieges-AM será inaugurado, na sexta-feira (18/07), e representa um avanço na transformação digital e modernização da gestão pública da saúde, integrando dados da assistência e vigilância, em único local.
Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a implantação do Cieges-AM é um marco na modernização do SUS e na gestão assertiva da saúde, baseada em informação.
“Através do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, todos os estados estão se mobilizando para que possamos ter de forma integrada um centro de inteligência estratégico para a melhoria da gestão, na atenção à saúde. O governador Wilson Lima vem olhando para a tecnologia como um caminho para melhor informação e saúde, para que possamos levar tecnologia e melhorar cada vez mais a assistência”, afirmou.

FOTO: Alex Pazuello/Secom
Integração
O Cieges-AM integrará as informações importantes como ocupação de leitos e número de atendimentos com visualização em tempo real, assim como a vigilância de doenças de notificação compulsória, como dengue, malária, Covid-19 e doenças respiratórias, além de agravos negligenciados e doenças crônicas, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente da rede da rede de saúde.
“Quero agradecer todo o apoio do nosso governador Wilson Lima e, principalmente, à nossa secretária de saúde que viabilizou e deu todo o apoio para que possamos agir com prontidão, preparação vigilância e resposta rápida em tempo oportuno”, destacou a diretora-presidente FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Nestes dois dias de encontro, também estão sendo apresentadas as experiências dos estados com o uso das novas tecnologias usadas para modernizar serviços, ampliar acesso e reduzir o tempo de espera. No primeiro dia, a secretária Nayara Maksoud apresentou os resultados do programa Saúde AM Digital, do Governo do Amazonas, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para reduzir absenteísmo e melhorar a comunicação com o usuário, assim como a Telessaúde que ampliou a disponibilidade de consultas e exames.

FOTO: Alex Pazuello/Secom
O Centro de Inteligência também é um espaço de capacitação e será fundamental para o fortalecimento do planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde no estado.
O Cieges-AM tem painéis direcionados à gestão e os que são abertos ao público, podendo ser consultado pela sociedade em geral, garantindo transparência e acesso à informação. E os painéis voltados para a gestão, serão utilizados para subsidiar decisões estratégicas com base em dados atualizados, conforme explicou a presidente do Conass e secretária estadual de saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.
“O Conass tem trabalhado arduamente para que possamos integrar todos os estados e levar a transformação digital, que é tão importante, para melhorar o acesso da população a uma assistência de qualidade. O Centro de Inteligência Estratégica vai fazer com que o gestor estadual possa utilizar os dados de forma fidedigna, embasando as suas decisões para que ele possa planejar e tomar decisões rápidas e assertivas”, afirmou a presidente do Conass.

FOTO: Alex Pazuello/Secom
Programação
O 5º Encontro Nacional da Rede Cieges conta com a presença de representantes da SES-AM, FVS-RCP, Conass, Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS (SEIDIGI/MS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria de Administração (Sead), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
No primeiro dia houve uma mesa magna com o tema Transformação Digital e Inteligência Artificial em Saúde, com participação da representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; e da secretária de Saúde do Ceará e presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.
Em seguida, foi apresentada a Rede Cieges, por Sandro Terabe, com uma série de painéis com experiências regionais dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e da Tríplice Fronteira.
Na sexta-feira (18/07), o encontro segue com uma mesa sobre experiências nacionais, reunindo representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Também serão apresentados projetos com aplicação de inteligência artificial na saúde, com a participação das Secretarias Estaduais de Saúde do Piauí e Minas Gerais, além do Conass.
A programação inclui, ainda, uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações do Hospital Delphina Aziz. Como parte complementar do encontro, os participantes realizarão visitas à sede do Cieges-AM, na FVS-RCP.
O post Amazonas sedia Encontro Nacional da Rede Cieges que reúne os Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Brasil apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.