Delegação amazonense conquistou cinco medalhas no primeiro bloco e já garantiu mais três na abertura da segunda etapa, em Brasília

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
O segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, teve início na segunda-feira (15/09) e o Amazonas já voltou ao pódio. No wrestling, a atleta Ester Vitória conquistou medalha de bronze na categoria livre até 54kg; Analice de Melo conquistou outro bronze no greco-romano até 73kg; e Jennifer Queiroz garantiu prata na categoria livre até 42kg.
Para a estudante Jennifer, o sentimento é de gratidão. Em 2024, a atleta esteve em João Pessoa (PB) para os Jogos da Juventude, mas não conseguiu conquistar medalhas. Em sua segunda participação na competição, o resultado mudou. Para a atleta, a experiência tem sido única. “É uma sensação de gratidão. Mesmo não conseguindo o primeiro lugar, é muito gratificante estar aqui e participar da competição em si. É uma experiência única e eu quero conseguir o primeiro lugar para o Amazonas. Esse ano não foi, mas ano que vem, se Deus quiser, vai ser”, afirmou a atleta.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
A participação do Amazonas nos Jogos da Juventude 2025 está sendo marcada por conquistas expressivas. No primeiro bloco de disputas, o estado assegurou quatro medalhas no atletismo e uma na natação.
De acordo com o chefe da delegação amazonense, Mike Moraes, os atletas amazonenses vem evoluindo na competição e mostrando um ótimo desempenho.
“Parabenizar os atletas, em especial na modalidade atletismo. Conseguimos, neste ano, quatro medalhas na modalidade, uma na natação e outras três no wrestling. O nosso objetivo é superar a marca de 2024 em número de medalhas para o Amazonas”, ressaltou o professor.
Além das medalhas conquistas, o dia também foi de resultados positivos nas modalidades coletivas. O time de futsal feminino amazonense venceu o time de Alagoas por 4 a 2; no vôlei de praia feminino, o Amazonas superou o Acre por 2 sets a 0 e no basquete feminino, as atletas amazonenses ganharam do time paraibano por 30 a 28. Já no futsal masculino, a vitória do estado veio diante do Distrito Federal, em placar movimentado: 9 a 6.
Com disputas que se estendem até sexta-feira (19/09), novas medalhas e mais vitórias podem ser alcançadas pelo estado no segundo bloco de competições. No total, os Jogos da Juventude reúnem, em 2025, mais de 5 mil estudantes de todo o país em Brasília, em 17 modalidades esportivas. Em relação a números, a competição, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é a maior disputa do mundo a nível escolar.


Quadro de medalhas
Atletismo: Sarah Letícia, da escola Estadual Governador Melo e Póvoas, medalha de prata no Salto em Altura
Samara Macena, da escola Estadual professor Jorge Karam Neto, medalha de bronze nos 400 metros rasos
natação: Pietra Menezes, das escolas Idaam, medalha de bronze nos 50 metros livres
Wrestling: Jennifer Queiroz, da escola Estadual Maria da Luz Calderaro, medalha de prata na categoria livre até 42kg
Ester Vitória, da escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, medalha de bronze na categoria livre até 54kg
Analice de Melo, escola Nilton Lins Leste, medalha de bronze na categoria greco-romana até 73kg
O post Amazonas inicia segundo bloco de competições com novos pódios e já soma oito medalhas nos Jogos da Juventude apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.