Alunos oficiais do Corpo de Bombeiros do Amazonas iniciam treinamento ‘Vida na Selva’ na base de instrução do exército brasileiro

Redacao
Por Redacao

Curso de Formação de Oficiais (CFO) possui mais de 3.500 horas de duração

Alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deram início às atividades da disciplina Vida na Selva na Base de Instrução Boina Verde do Exército Brasileiro. Os militares são oriundos do concurso público promovido pelo governador Wilson Lima, em 2022. O local da instrução fica situado no km 23, da AM-010.

Essa é a primeira turma de oficiais do CBMAM que será formada no Amazonas após o Governo do Estado implantar a Academia Bombeiros Militar do Amazonas. Anteriormente, os oficiais combatentes eram formados em outros estados. O treinamento teve início na quinta-feira (24/04) e, nesta sexta-feira (25/4), o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, realizou uma visita técnica no local e conversou com os alunos.

“Diferente de outros momentos, esses oficiais estão sendo formados no Amazonas. Isso é um diferencial porque aqui eles vivenciam a prática do nosso estado. Esse estágio de Vida na Selva garante que eles terão as habilidades necessárias para, quando preciso for entrar na selva com qualidade, com conhecimento e fazer a busca necessária, seja por pessoa ou material perdido”, afirmou o comandante-geral.

Foto: Mauro Neto/Secom e Paulo Bahia/CBMAM

O militar do CBMAM e instrutor da disciplina, Helliton Silva, explicou que a capacitação desses profissionais em um ambiente tão difícil e desafiador, como é o ambiente de selva, é de suma importância para a formação dos oficiais.

“Nesses dias em que eles estarão passando por esse treinamento, eles irão desenvolver competências e técnicas, e principalmente adaptação, que contribuirão sobremaneira para as missões operacionais que em breve eles irão desempenhar, e uma delas com toda a certeza, ocorrerá num ambiente de selva”, explicou o militar. As atividades seguem até o próximo dia 30 de abril.

Foto: Mauro Neto/Secom e Paulo Bahia/CBMAM

Com seis dias de duração, a disciplina tem como diretrizes os manuais do Exército e do Corpo de Bombeiros. Treinamentos sobre primeiros socorros, topografia (orientação noturna), abrigos improvisados, animais peçonhentos, transporte de feridos, além da sobrevivência na selva, são alguns dos temas que fazem parte da disciplina.

O biólogo e especialista em identificação de serpentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Rodrigo Frazão, instrutor da oficina de animais peçonhentos, explica o tema é fundamental porque vivemos na floresta amazônica e, por essa razão, acidentes envolvendo animais peçonhentos fazem parte da realidade da região.

“Identificar os animais peçonhentos, os que não são, fazer os primeiros socorros, entender o tipo de toxina que está lidando para você fazer aquele primeiro atendimento com. O tempo decorrido entre o acidente e o atendimento é uma questão gravíssima. Então, quanto mais rápido você for levado a um hospital de qualidade que tenha o soro, mais rápido você pode ser salvo”, explicou Rodrigo.

Foto: Mauro Neto/Secom e Paulo Bahia/CBMAM

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) possui mais de 3.500 horas de duração e teve início em janeiro de 2024. A conclusão está prevista para dezembro de 2025.

O post Alunos oficiais do Corpo de Bombeiros do Amazonas iniciam treinamento ‘Vida na Selva’ na base de instrução do exército brasileiro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo