Desde 2019, o Governo do Amazonas destinou mais de 950 mil vagas em cursos de qualificação no Cetam

Foto: Alex Pazuello/ Secom
Com expectativas de crescimento profissional e busca por novas oportunidades, 19 mil alunos iniciaram o ano letivo de 2025 no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Matriculados em cursos de qualificação profissional, os estudantes veem na formação técnica um caminho para se destacarem no mercado de trabalho.
Entre os novos alunos, está a técnica de enfermagem, Kelly Branco, de 37 anos, que começou o curso Técnico de Cuidador de Idosos com o objetivo de aprimorar seu currículo e conquistar uma renda extra. Para ela, o Cetam representa uma oportunidade de alavancar sua carreira.
“Hoje, o mercado de trabalho quer pessoas qualificadas e eu não tinha o curso para trabalhar na área de cuidador de idosos. E, agora, vou trabalhar também ganhando mais uma renda extra como cuidadora. Além disso, a minha filha 17 anos fez um curso técnico em TI e informática básica pelo Cetam. Então, são muitas oportunidades para se qualificar”, destacou Kelly.
Já o jovem Natanael Lira, de 19 anos, escolheu o Técnico de Nível Médio em Tradução e Interpretação em Libras com a intenção de ingressar na área educacional. Ele acredita que o Cetam pode abrir portas para seu futuro profissional.

Foto: Alex Pazuello/ Secom
“Eu quero muito entrar agora com Letras-Libras dentro dessa comunidade, é muito importante ter essa acessibilidade e inclusão. Porque eu vejo que falta muito, tem poucos profissionais na área de libras e é uma área muito importante”, disse o jovem que pretende iniciar uma graduação em Letras.
O evento de abertura do ano letivo ocorreu nesta quarta-feira (26/03) na Escola Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, localizada na zona leste de Manaus. Inaugurada em 2022, essa unidade é uma das quatro entregues na gestão do governador Wilson Lima.
As vagas ofertadas para 2025 foram disponibilizadas em editais lançados entre novembro de 2024 e março deste ano. Em novembro, o Governo do Amazonas abriu 3,3 mil vagas para a capital e o interior. Já em fevereiro, foram ofertadas 7,6 mil vagas para a capital, e em março, 8,6 mil para os 61 municípios do interior. O diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, destacou a importância da entidade para a educação profissional no estado.
“O maior capital do Cetam são nossos professores e nossos alunos que estão transformando a vida tanto da capital quanto do interior. Estamos sendo mais efetivos porque estamos procurando mais a ponta. O Cetam vai continuar, é uma missão de educação para transformar a vida do nosso estado”, disse o diretor-presidente.

Foto: Alex Pazuello/ Secom
Geração de emprego e renda
Desde 2019, o Governo do Amazonas destinou mais de 950 mil vagas em cursos de qualificação, especialização e técnicos por meio do Cetam, contribuindo para a formação de mão de obra qualificada e ampliando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. A iniciativa busca não apenas capacitar, mas também promover autonomia financeira para milhares de amazonenses, criando oportunidades de geração de renda e empreendedorismo.
Um exemplo desse impacto é a história de Naíra Guimarães, que encontrou nos cursos do Cetam uma nova perspectiva de vida e uma fonte de sustento. Após concluir o curso de confeitaria de doces e salgados no final de 2023, Naíra decidiu se aprofundar ainda mais na área e fez o curso de confeitaria de bolos artísticos. Hoje, a produção e venda de bolos decorados e kits festa se tornaram sua principal fonte de renda.
“Eu fiz o curso de confeitaria de doces e salgados e, logo após, eu fiz o curso de confeitaria de bolos artísticos que se tornou uma grande oportunidade de eu ganhar uma renda extra. Hoje eu trabalho com bolos decorados e kits festa, tudo graças ao Cetam”, disse Naíra.


Foto: Alex Pazuello/ Secom
Novos cursos
Ampliando o catálogo levando em conta as tendências do mercado, o Cetam destaca a oferta de novos cursos para a capital na área tecnológica, industrial e de gastronomia. Em tecnologia, por exemplo, entrará no cronograma o curso de Programação de Metaverso e Noções Básicas de Criptoativos. Na área industrial, destaca-se o curso de Indústria 4.0, enquanto na gastronomia, o Cetam passará a ofertar cursos como produção de sushi e barman.
Anda em março, mês das mulheres, o Governo do Amazonas deu início à edição 2025 do programa Mulheres Mil. A ação é desenvolvida pelo Cetam em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, com a oferta de cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2024, 1,2 mil mulheres foram atendidas.
O Cetam também oferece oito novos cursos técnicos para o Novo Ensino Médio (NEM) 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). São eles: técnico em Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.
Neste formato, os alunos irão até as unidades do Cetam para as aulas teóricas e práticas. Atualmente, os cursos são ofertados nas unidades educacionais da Seduc, modelo que continuará a ser realizado.
O post Alunos do Cetam iniciam ano letivo de 2025 com expectativas para novas oportunidades no mercado de trabalho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.