Com mais 62 certidões expedidas em novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), tem incremento de 5% no volume de novos alvarás de construção licenciados neste ano, totalizando 685 documentos, contra 654 do ano passado.
De janeiro de 2021 a novembro de 2025, são 4.262 certidões emitidas, representando mais de 5,5 milhões de metros quadrados com novas obras. Neste ano, são quase 830 mil metros quadrados.
Os números têm reflexo direto na geração de emprego e renda no setor da construção civil. A construção civil no Brasil voltou a crescer no terceiro trimestre de 2025, registrando um aumento de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do setor. Esse desempenho superou o crescimento da economia nacional no período (+0,1%).
“Os números confirmam que Manaus vive um momento consistente de crescimento urbano e econômico. Cada metro quadrado licenciado representa novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento da construção civil, que é um dos motores da nossa economia. Esse resultado é fruto de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, garantindo que a cidade continue se desenvolvendo de forma ordenada e sustentável”, concluiu o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
#paratodosverem – construção geral— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Divulgação/Implurb