Aleam realiza campanha de doação de sangue ‘Doador Legal’

Reporter da Cidade

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, nesta terça-feira (18/11), das 8h30 às 15h, a última coleta do ano do programa Doador Legal, no estacionamento da sede do Poder Legislativo.

O programa é desenvolvido pela Diretoria de assistência social da Aleam, com o apoio da unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), que disponibilizou um ônibus onde acontecem as coletas de sangue, popularmente conhecido como “Vampirão”.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), falou sobre a importância da campanha Doador Legal que já acontece há 10 anos na Aleam, em parceria com a Fundação Hemoam.

“Doar sangue é um gesto simples, mas de enorme impacto. É um ato de Solidariedade que salva vidas. Por isso, seguimos incentivando essa prática tão bonita aqui na Aleam, mobilizando servidores, parceiros e a sociedade. Quanto mais pessoas aderirem, mais vidas poderão ser transformadas pela generosidade de cada doador”, destacou.

A gerente do serviço social Ativos da Diretoria de assistência social da Aleam, Socorro Oliveira, informou que a campanha Doador Legal está aberta para os servidores da Aleam, seus familiares e também para membros da comunidade. Após passarem pela triagem da Fundação Hemoam, os doadores são encaminhados para o “Vampirão”.

“Na última campanha Doador Legal, realizada em junho, alcançamos 89 bolsas. A nossa expectativa agora é superar essa marca, com mais de 90 bolsas. Até o momento, já tivemos 25 pessoas que vieram fazer a triagem e foram consideradas aptas para doação. Todas as bolsas doadas aqui são encaminhadas para a Fundação Hemoam”, afirmou.

Para a servidora Fernanda Barroso, que doa sangue há seis anos, o ato de doar é fundamental para salvar vidas.

“Eu sempre procuro doar sangue. Poucas vezes não pude doar por questões de saúde ou por estar tomando alguma medicação. Considero importante termos essa empatia, pois um dia nós também Podemos precisar de uma doação”, disse.

O fotógrafo da Aleam, Matheus Rodrigues, também é doador assíduo. “Ano passado não consegui doar, mas venho doando há algum tempo e tenho a carteira de doador. Quero dar essa força para as pessoas que precisam. Uma bolsa de sangue PODE ajudar até quatro vidas. Por isso é importante participar dessa campanha”, ressaltou.

Servidora do gabinete da deputada Mayra Dias (Avante), Juliane de Almeida, realizou a doação pela primeira vez.

“Foi uma experiência muito tranquila e não doeu. Tinha receio porque sempre falavam que doía por causa da agulha. Confesso que senti um pouco de medo, mas o que me motivou foi a possibilidade de salvar vidas”, destacou.

Quem PODE doar

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não estejam em jejum.

Sobre o Doador Legal

A campanha de doação de sangue é uma iniciativa consolidada na Aleam e integra o calendário oficial do Poder Legislativo Estadual, graças à Resolução Legislativa nº 991, de 21 de setembro de 2023, originada do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 28/2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante).

De acordo com a parlamentar, a campanha Doador Legal é um marco importante que tivemos a felicidade de incluir no calendário oficial da Aleam por meio da Resolução Legislativa nº 28/2023, de minha autoria.

“Encerrar o ano com mais uma coleta de sangue significa reforçar esse compromisso com a vida. Doar sangue é um gesto simples, mas que representa amor, Solidariedade e cuidado com o próximo. Cada doação PODE salvar até quatro pessoas. Por isso, valorizo profundamente essa ação e continuo incentivando que mais servidores e cidadãos participem desse movimento que salva vidas.”, afirmou a parlamentar.

Compartilhar este artigo