Em um passo decisivo rumo à consolidação de práticas sustentáveis no Parlamento Estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), assinou nesta quinta-feira (16/10) o Projeto de Resolução Legislativa que institui o Programa “Lixo Zero” como política permanente da escola do Legislativo Senador José Lindoso.
A assinatura ocorreu no auditório Belarmino Lins, durante a abertura da 4ª edição da Semana Lixo Zero, evento promovido pela escola do Legislativo em parceria com a Diretoria de assistência social da Aleam. A medida tem caráter normativo e administrativo e visa institucionalizar ações de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos já previstas na legislação estadual, especialmente na Lei nº 5.414/2021, originada de Projeto de Lei (PL) de autoria de Cidade.
“É sempre importante a Assembleia Legislativa dar sua contribuição em todas as pautas, e não seria diferente na pauta ambiental. Estamos na Semana do Lixo Zero, em que buscamos incentivar os nossos jovens a terem uma conscientização maior em relação à destinação do lixo produzido diariamente”, afirmou o presidente Roberto Cidade.
O Programa “Lixo Zero” será incorporado de forma permanente à grade de atividades da escola do Legislativo, reforçando seu papel formador e de difusão de Cidadania entre servidores, estudantes e a sociedade civil.
educação ambiental como prioridade
Neste ano, a Semana Lixo Zero tem como público-alvo estudantes do ensino médio de quatro escolas estaduais que já desenvolvem projetos voltados à temática ambiental.
Segundo o diretor da escola do Legislativo, Jander Lasmar, a escolha das unidades de ensino foi estratégica. “Elas já realizam atividades voltadas para a questão ambiental, educando as novas gerações sobre a urgência em preservar”, destacou.
O aluno Caio Lucas, do Colégio Militar da polícia Militar Cel. Pedro Câmara (CMPM VIII), falou sobre a importância de pensar a questão ambiental. O estudante explicou que o foco é a conscientização sobre o destino do lixo orgânico e inorgânico.
“Nós realizamos, por exemplo, a reciclagem de papel, conscientizando que este material PODE ser reutilizado, e assim evitamos que estes resíduos parem em rios e igarapés da nossa cidade”, relatou.
A professora de Biologia Paula Gabrielle avaliou positivamente o evento, afirmando que “a reunião destas escolas nesta manhã é uma alternativa para fazer a divulgação científica destes trabalhos. Uma vez que a oportunidade que nós temos de mostrar estes projetos são encontros como este, por exemplo”, disse.
Arte como ferramenta
Após a assinatura da Resolução, os estudantes participaram de uma manhã de atividades lúdicas, com destaque para a apresentação da Cia de Teatro Metamorfose. A peça abordou, de forma criativa e reflexiva, a importância da preservação ambiental.
“O teatro é uma ferramenta de educação e de informação, e nós sabemos o quanto influenciamos os espectadores”, declarou Socorro Andrade, diretora da companhia. “Há algum tempo temos essa preocupação, enquanto artistas, com a pauta da preservação ambiental. Nosso recado é passado por meio de personagens, com aquilo que acreditamos ser o melhor para o futuro da Amazônia.”
Ao final da programação, os estudantes receberam simbolicamente um termo de compromisso como “Guardião do Meio Ambiente”, reforçando o protagonismo da juventude na construção de um futuro mais sustentável e consciente.