Aleam celebra Dia Nacional do Chef de Cozinha e destaca importância da gastronomia amazonense

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, na terça-feira (6/5), Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Chef de Cozinha, celebrado anualmente no dia 13 de maio. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Rozenha (PMB), reuniu mais de 50 chefs amazonenses para reconhecer a contribuição desses profissionais à identidade cultural e ao desenvolvimento econômico do estado.

Em seu discurso, Rozenha ressaltou que a gastronomia vai muito além de uma profissão: é a expressão viva da história, da criatividade e da diversidade do povo amazonense. “Trabalhar com gastronomia é muito mais do que ter uma profissão. A gastronomia é a significação de um povo, de uma região, de uma cultura”, destacou.

O parlamentar enfatizou ainda, o impacto do setor na geração de empregos, no fortalecimento da economia criativa e na promoção do Amazonas no mercado nacional e internacional. “Não é só o nosso boi-bumbá, não são só os nossos rios ou os povos originários. Temos uma grande bandeira que difunde o estado do Amazonas pelo mundo afora: a gastronomia. E, se bem explorada por mãos talentosas como as de vocês, iremos ainda mais longe”, afirmou Rozenha.

Durante a sessão, os chefs foram homenageados com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados à gastronomia amazonense. O evento também foi um espaço para debater os desafios e as oportunidades para o crescimento do setor, que é considerado um dos principais pilares da economia criativa no estado.

Rozenha finalizou seu discurso com uma mensagem de incentivo. “A gastronomia é como se fosse um imenso quadro branco, e vocês, pintores com tintas infinitas. O Amazonas é um laboratório imenso para criar. Vocês estão escrevendo a história do nosso povo pela porta da culinária, com muita entrega, criatividade e coração”, finalizou.

Compartilhar este artigo