O vereador Aldenor Lima (União Brasil) participou da Cãominhada em alusão ao Dezembro Verde, campanha nacional dedicada à conscientização contra o abandono e incentivo à adoção responsável de animais. O evento ocorreu na noite desta última quarta-feira (10 de dezembro), durante a Faixa Liberada da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
A Cãominhada foi organizada pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e teve apoio da Comissão de Proteção e Bem-estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que é presidida pelo vereador Aldenor Lima.
“Temos no calendário oficial do estado, o Dezembro Verde, que é um mês importante para os animais. Muitas pessoas usam o útero de animais para lucrar e vender os filhotes nesse período porque há quem os compra e dá como presente. Outras pessoas abandonam seus animais. Então esse mês é o início de um ciclo ruim para os animais, mas PODE ser o fim também. Fim de um sofrimento através da conscientização das pessoas e esse é o nosso papel aqui”, destacou o vereador.
O principal objetivo da ação foi divulgar os animais disponíveis para adoção e fortalecer o debate sobre responsabilidade na tutela animal, especialmente no mês de dezembro, quando o índice de abandono chega a aumentar em até 40%, segundo dados de órgãos de proteção.
Campanha educativa
Durante o evento, foram distribuídos folders informativos e realizadas orientações ao público sobre posse responsável, impactos do abandono, importância da castração e cuidados básicos com cães e gatos. A atividade mobilizou famílias, tutores e protetores independentes, reforçando a causa animal como um compromisso coletivo.
“Eventos como este fazem a diferença porque aproximam a população da realidade da causa animal. Dezembro é um mês crítico, e reforçar a adoção responsável é fundamental para salvar vidas e conscientizar a sociedade sobre o abandono, que é crime”, enfatizou Aldenor Lima ao explicar o principal papel de campanhas dessas campanhas educativas que buscam reduzir os casos de negligência e abandono.
A Cãominhada integra uma série de ações promovidas ao longo de dezembro para ampliar a REDE de proteção, dar visibilidade aos animais resgatados e estimular a adoção consciente no Amazonas.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)