O presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Aldenor Lima (União Brasil), participou do curso Cadeia de Custódia – 1ª Instrução Básica: Crimes contra a Fauna, realizada no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas na última quinta-feira (24 de abril).
Durante o evento, que reuniu autoridades e instituições ambientais do Estado, o parlamentar agradeceu à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e às demais entidades presentes pelo empenho no enfrentamento dos crimes ambientais, sobretudo no que diz respeito à causa animal.
“Agradeço o convite e reitero a importância do diálogo entre o Legislativo, Executivo e as polícias militar e civil para aprimorar as averiguações e ocorrências envolvendo crimes ambientais, sobretudo os que envolvem animais. Estamos aqui para aprender sobre cadeia de custódia e trocar as experiências que temos como protetor, médico veterinário e vereador da causa animal”, afirmou Aldenor Lima.
Bem-estar animal
Na ocasião, o parlamentar destacou as cinco liberdades do bem-estar animal, que garantem aos animais uma vida digna, como a liberdade de fome e sede, de desconforto, de dor, ferimentos e doenças, de expressar comportamento natural e de medo e angústia, além de reforçar a necessidade de ações conjuntas para punir os responsáveis que descumprem essas normas.
“Como presidente da Compets, coloco a Comissão à disposição dos órgãos competentes para que todas as pessoas que cometem crimes contra a fauna fiquem na cadeia. Quero agradecer e reconhecer o trabalho das polícias, sobretudo dos legistas, que são fundamentais para que a gente reforce o combate aos maus-tratos aos animais”, enfatizou o vereador.
A participação de Aldenor na instrução reafirma o compromisso do seu mandato e da Comissão no que diz respeito a proteção da fauna e o fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal no município.
Maus-tratos é crime
Se uma pessoa presenciar casos de maus-tratos aos animais, pode ser feita uma denúncia para a Central de Atendimento do vereador Aldenor Lima através do número (92) 98211-1111.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)