Agosto Lilás: Centro de Convivência da Família Miranda Leão oferece aula de autodefesa para mulheres

Redacao
Por Redacao

Atividade integra programação da campanha de combate à violência contra a mulher

Foto: Jimmy Christian/SEAS

O Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Miranda Leão, localizado no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus, promoveu nesta segunda-feira (11/08), uma aula de defesa pessoal para mulheres que participam das atividades do centro, no âmbito da programação do Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher, que se estende por todo este mês.

Ao todo, 25 mulheres com idades entre 30 e 65 anos participaram da aula

que apresentou técnicas básicas de muay thai. Arte marcial tailandesa, o muay thai é caracterizado pelo uso de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, utilizando todas as partes do corpo como arma.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Todas as participantes eram membros do Grupo de Convivência Bem-Estar. A atividade teve como objetivo incentivar autodefesa, a mudança em caso de relações abusivas, além de promover a informação sobre identificar situações de violência e onde buscar apoio.

“O que buscamos é ensiná-las a proteger em caso de violência, além, é claro, de ajudar mulheres a identificarem sinais de relacionamentos abusivos, informar sobre canais de denúncia e apoio. Precisamos enfatizar que elas não estão sozinhas e podem sair e ajudar outras mulheres a saírem de relacionamentos abusivos”, disse a diretora do centro de convivência, Anne Gricelda.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Para a costureira Nilselene dos Santos Oliveira, de 62 anos, que frequenta o Centro de Convivência, esse tipo de atividade possibilita que as mulheres tenham um conhecimento básico para se defender de agressores em qualquer lugar. “É importante para que nós mulheres, em alguma situação de perigo, sabermos pelo menos o básico para nos defendermos. Também importante para nos dar empoderamento, além da saúde mental e física”, ressaltou.

O CECF Miranda Leão é um dos sete centros de convivência administrados pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) em Manaus e atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os centros sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.

O post Agosto Lilás: Centro de Convivência da Família Miranda Leão oferece aula de autodefesa para mulheres apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo