Ageman intensifica fiscalização em saneamento e supera total de 2024 em apenas sete meses

Reporter da Cidade

De janeiro a julho de 2025, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), por meio da Diretoria de Concessões, Obras e saneamento (Ditecs), realizou 1.661 fiscalizações nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital. O número representa um crescimento de 172,7%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 609 fiscalizações.

O resultado alcançado nos primeiros sete meses de 2025 ultrapassa o volume total de fiscalizações realizadas durante todo o ano passado, que foi de 1.106 vistorias.

Somente no âmbito do esgotamento sanitário, o aumento foi de mais de 430% no volume de vistorias realizadas no período de sete meses. Em 2024, foram 211 fiscalizações e, no mesmo período de 2025, saltou para 1.119.

O diretor-presidente da AgemanElson Andrade, ressaltou que o crescimento nas fiscalizações reforça o papel estratégico da agência na defesa dos direitos dos usuários e no acompanhamento rigoroso da concessão.“Nosso compromisso é garantir que a população de Manaus receba serviços de qualidade, dentro dos padrões estabelecidos em contrato. Esses números mostram que a Ageman está cada vez mais presente, atuante e próxima dos cidadãos, assegurando que cada obra e cada ação da concessionária seja executada com responsabilidade e transparência”, afirmou Andrade.

A diretora da Ditecs, Suzy Tavares, explica que o aumento no volume de vistorias realizadas pela equipe se deu com as ações de acompanhamento das obras de expansão da REDE de esgotamento sanitário da cidade.

“Estamos nas ruas todos os dias e nosso trabalho abrange principalmente a qualidade da obra executada pela concessionária Águas de Manaus, como parte do cumprimento do Plano de Expansão do Esgotamento Sanitário que vem sendo realizado em diversos bairros, além, é claro, das demandas da população que chegam até nós, seja pela Ouvidoria, pelos nossos canais oficiais de comunicação com os usuários, órgãos de controle, entre outros”, afirmou Suzy.

Na área do abastecimento de água, setor cujo serviço encontra-se universalizado com mais de 98% da população atendida, o avanço da fiscalização, no período de sete meses, foi de 36,2%, com 398 vistorias registradas de janeiro a julho de 2024 e 542 até 31 de julho de 2025.

A Ageman fiscaliza e regula os contratos de concessão dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e de estacionamento rotativo pago Zona Azul.

O órgão regulador municipal reforça a importância dos usuários acionarem a Ouvidoria da agência nos casos em que as concessionárias responsáveis pelos serviços não apresentaram soluções para suas demandas. A Ouvidoria da Ageman atende por meio do Whatsapp 98842-2919 e 98410-3247.  Há também atendimento presencial no shopping Jornalista Phelippe Daou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

— — —

Texto – Tereza Teófilo/Ageman

Fotos – Divulgação/Ageman

Compartilhar este artigo