O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), representou o parlamento estadual, nesta quarta-feira (23/04), na abertura da 1ª Reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de 2025, promovida pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
O encontro foi realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), no Centro de Manaus, que reuniu autoridades nacionais e locais, além de representantes de diversos setores ligados ao desenvolvimento econômico.
Durante o evento, o parlamentar destacou a importância da articulação entre as instituições públicas e privadas para criar um ambiente mais favorável aos pequenos negócios.
Em sua fala, sugeriu a criação de uma linha de crédito integrada entre o Banco da Amazônia (Basa) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para impulsionar o desenvolvimento econômico nos municípios do interior.
O parlamentar ainda sugeriu que pequenas agências do Basa estejam presentes em cidades do interior.
O deputado explicou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) é um fundo do Governo Federal administrado pelo Banco da Amazônia que visa fomentar o desenvolvimento da região Norte.
Adjuto ressaltou que com a parceria a Afeam pode reforçar essa possibilidade e acelerar o desenvolvimento de municípios do interior.
“A ideia é unificar forças. Se o Basa e a Afeam puderem trabalhar juntos em uma linha de crédito específica para os micro e pequenos empreendedores do interior, teremos um salto significativo no fortalecimento dessas economias locais, que muitas vezes são esquecidas”, ressaltou o deputado.
Após a fala do parlamentar, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, afirmou que essa possibilidade de parceria entre Afeam e Basa é totalmente possível, e que vai destacar esforços da secretaria para que isso aconteça.
“A Afeam está sob o nosso ‘guarda-chuva’ e assim que terminar o evento já entre em contato com o Marcos Vinícios para que nós possamos conversar com os representantes do Basa e vamos sim tirar esse projeto do campo das ideias para beneficiar a população do interior do estado e ter a possibilidade das duas instituições, Afema e Base, de trabalharem juntas no interior do estado levando linha de crédito para pequenos empreendedores”, destacou Serafim Corrêa.
Presidente e fundador da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), Adjuto Afonso tem sido um grande defensor de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do pequeno empreendedor no estado, especialmente na região interiorana.
A abertura do fórum contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o já citado anteriormente, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; o gerente executivo do Basa, Daniel Moura; o secretário nacional de Empreendedorismo, Maurício Juvenal; o secretário adjunto Renato Andrade, representando o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; além da diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho.
O evento segue até quinta-feira (24/4), com uma programação voltada para quem sonha em empreender e também para aqueles que já atuam no setor, oferecendo palestras, oficinas e orientações práticas sobre gestão, acesso a crédito, inovação e legislação.
Com forte atuação parlamentar voltada à pauta do empreendedorismo, o deputado Adjuto Afonso reforça, mais uma vez, seu compromisso com os pequenos negócios como ferramenta essencial para a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável no estado do Amazonas.