Adjuto Afonso reforça compromisso com desenvolvimento do setor náutico em evento da Amazonautica

Reporter da Cidade

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e presidente da Comissão de Transportes da Casa Legislativa, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou nesta quarta-feira (16), da abertura do 1º Workshop Náutico AMAZONÁUTICA – Desafios e Oportunidades, representando o Parlamento do Amazonas no encontro que reúne autoridades, empresários e especialistas para discutir o futuro do setor náutico na região.

Durante o evento, realizado no Auditório do Mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus, Adjuto Afonso destacou o potencial do segmento para impulsionar o turismo, fortalecer a indústria naval e aprimorar a logística fluvial no Amazonas, sempre com atenção à preservação ambiental.

“O setor náutico é uma das grandes vocações do nosso estado. Temos uma das maiores malhas hidrográficas do mundo e precisamos transformá-la em oportunidades para gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Eu sou um parceiro desse movimento e estou pronto para contribuir com políticas públicas que garantam esse crescimento”, afirmou o deputado.

O workshop também contou com a participação de representantes de entidades empresariais, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag; e, o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro. Ambos destacaram a importância da união entre poder público e setor privado para superar os desafios logísticos e ambientais que ainda impactam a navegação na Amazônia.

Em sua fala, o presidente da Amazonautica, Ivo Oliveira, ressaltou que o evento é um marco para o estado, ao reunir diferentes setores em busca de soluções inovadoras para o transporte fluvial e o turismo náutico. “Estamos construindo uma agenda positiva para o setor, com diálogo e cooperação. O Amazonas tem tudo para ser referência nacional em navegação sustentável”, pontuou Oliveira.

O evento segue até esta quinta-feira (17) com minicursos, painéis temáticos e networking. Entre os temas debatidos estão o turismo náutico sustentável, modernização da indústria naval, logística fluvial eficiente e descomissionamento de embarcações com foco ambiental.

Para Adjuto Afonso, a iniciativa reflete a necessidade de um planejamento estratégico que alinhe desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

“Os rios são as nossas estradas naturais. Valorizar o setor náutico é pensar no interior do estado, no escoamento da produção, no turismo e na geração de oportunidades para milhares de famílias. Estamos na luta para regulamentar a navegação no nosso estado e essa é uma luta que vem ganhando força com o apoio do governo na pessoa do governador Wilson Lima”, reforçou.

Compartilhar este artigo