Uma Sessão Especial, de autoria do deputado Adjuto Afonso (União Brasil) e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), homenageou, na tarde desta quarta-feira (7/5) os 20 anos de atuação do 9º Distrito Naval na Amazônia, celebrados no último dia 3 de maio. Na mesma cerimônia, também foi concedido o Título de Cidadão do Amazonas ao comandante do 9º Distrito Naval, o vice-almirante João Alberto de Araújo Lampert, em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados ao Estado.
A solenidade, realizada no plenário Ruy Araújo da Aleam, contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Fabiano Machado Bó; o chefe do Estado Maior do 9º Distrito Naval, o contra almirante Sérgio Tadeu Leão Rosário; o comandante do 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação – (1º/9º GAV); o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, coronelFranciney Machado Bó; e o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Sérgio Rodrigues Vianna.
Coautor das duas propostas, o deputado Adjuto Afonso ressalta que, ao longo dessas duas décadas, o 9º Distrito Naval tem desempenhado um papel crucial na defesa da soberania nacional, na promoção da segurança marítima e fluvial e na assistência às comunidades ribeirinhas e indígenas da região amazônica.
“A celebração desta data é uma oportunidade ímpar para reconhecer publicamente o trabalho árduo e dedicado dos homens e mulheres que compõem o 9º Distrito Naval, bem como para estreitar os laços entre a Marinha do Brasil e a sociedade amazonense”, declarou.
Ele acrescenta ainda que a entrega do título de Cidadão Amazonense ao vice-almirante Lampert representa um gesto de gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido desde abril de 2024, quando assumiu o cargo de comandante do 9º Distrito Naval.
“O vice-almirante Lampert tem desempenhado um papel fundamental em várias operações conjuntas entre as Forças Armadas, agências governamentais e organizações de segurança pública, especialmente com relação a melhores estratégias para o enfrentamento da seca, tais como: levantamentos hidrográficos dos principais trechos críticos da região, disponibilização e divulgação de dados para atualização das plantas batimétricas, bem como participações em fóruns de discussões para mitigar os duros efeitos da estiagem na região”, relembrou o deputado.
Para o comandante do 9º Distrito Naval, receber a dupla homenagem deixa um sentimento de orgulho e responsabilidade.
“Orgulho por fazer parte da Marinha do Brasil. Uma instituição que garante a soberania do nosso país, do nosso Estado, Amazonas, junto às fronteiras e presta assistência às comunidades. Então essa homenagem ao 9º Distrito Naval e à minha pessoa, como Cidadão Amazonense agora só me traz essa alegria e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de continuar trabalhando e promovendo apoio às populações aqui do estado do Amazonas”, comemorou o comandante.