Adjuto Afonso assume Comissão de Transportes da Aleam e tem como prioridade a regulamentação da navegação

Reporter da Cidade

Nesta quarta-feira (5/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), em entrevista, afirmou que além de questões relacionadas à BR-319, a regulamentação do transporte fluvial do Amazonas será sua prioridade à frente da Comissão de Transportes da Aleam.

O deputado foi eleito presidente da comissão na última terça-feira (4/2), após a reunião do colegiado de deputados. O parlamentar reafirmou o seu compromisso com todos os meios de transporte da região, mas que, o transporte fluvial será a sua prioridade.

“Nós temos o maior rio do mundo, mas não temos uma navegação regulamentada. Precisamos conversar com os órgãos responsáveis e regulamentar os barcos de passeios, os barcos de recreio e os de linha. Isso beneficia e muito essas pessoas que vão ter acesso à linha de crédito, por exemplo”, destacou Adjuto Afonso.

“Eu, como presidente de transporte da Aleam, vou trabalhar no que for possível para promover essa regulamentação e gerar mais segurança para a navegação no nosso Estado”, finalizou o deputado.

A luta do parlamentar pela regulamentação do transporte fluvial no Amazonas não é recente, desde o seu primeiro mandato ele defende esse tema por entender que as estradas do Amazonas são os rios. A regulamentação da Lei nº 5.604/2021 teve participação direta do deputado junto ao Executivo, promovendo discussões entre as partes envolvidas e enviando Indicativo para a criação da legislação.

Após evento realizado pela Frente Parlamentar de Perspectivas para o Desenvolvimento da Navegação Interior da Amazônia, na Câmara Federal, que teve a participação do deputado, ele apresentou na Aleam um Requerimento solicitando a implementação da lei já existente.

De acordo com o parlamentar, a regularização da navegação no Amazonas traria impactos econômicos e sociais significativos, promovendo desenvolvimento, gerando empregos e proporcionando melhores condições para os serviços fluviais. O deputado também ressaltou o apoio da Aleam ao setor, reafirmando o compromisso de trabalhar para que a Lei seja finalmente regulamentada e implementada.

Compartilhar este artigo