Possíveis hospedeiros de pragas, remessas de laranja e coco haviam saído de Caroebe (RR) com destino a Manaus
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) apreendeu, na noite de segunda-feira (13/01), 4,5 toneladas de frutos, na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá (Roraima), impedindo que produtos com restrição de trânsito por risco de pragas ingressarem no estado.
A equipe da Adaf interceptou um caminhão com 4 toneladas de laranja e 500 quilos de coco. O veículo havia saído do município roraimense de Caroebe e tinha como destino Manaus.
A laranja é possível hospedeira do cancro cítrico –presente em solo roraimense – e uma das dezenas de espécies hospedeiras da mosca-da-carambola, praga que é a maior ameaça à fruticultura do país, razão pela qual Roraima foi posto em quarentena pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ficando proibido o trânsito de frutos hospedeiros de lá para outros Estados.
Já o coco é um possível hospedeiro do ácaro hindustânico, praga que também atinge a produção de citros.
Após a apreensão da carga, a Adaf repassou o caso à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) – com quem divide a barreira de Jundiá – para lavrar termo de destruição. Os servidores da agência amazonense acompanharam o descarte das frutas em aterro.
O engenheiro agrônomo Cláudio Gurgel, da Gerência de Defesa Vegetal da Adaf, reforçou que o trabalho desenvolvido pela Defesa Agropecuária é fundamental para manter o setor primário forte. “A apreensão de frutos hospedeiros de pragas quarentenárias é importante para evitar que outros estados sejam também tomados por esses tipos de peste. No Amazonas, a mosca-da-carambola e o ácaro hindustânico não foram detectados, é necessário realizar essas ações de fiscalização para que a gente possa resguardar nossa produção agrícola”, pontuou.
O post Adaf apreende 4,5 toneladas de frutos com restrição de trânsito apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.