Ações de educação de trânsito a acadêmicos de Pedagogia

Redação

Uma oportunidade para conhecer modalidades de jogos educativos para aplicar em salas de aula. Foi desta maneira que os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) encararam a apresentação realizada, nesta terça-feira, 28/5, pela Prefeitura de Manaus, por meio do setor de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na Escola Normal Superior da universidade.

A iniciativa foi mais uma ação que se soma a outras dezenas promovidas pelo IMMU durante a campanha “Maio Amarelo”, que visa reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade. A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege dos Santos, afirmou se tratar de um evento muito importante para o instituto.

“Esse momento é histórico para a gente, por se tratar de alunos de pedagogia – área que mais prevalece na educação de trânsito. Os alunos estavam bem atentos às explicações e também exploramos conteúdos que ainda não tinham sido abordados antes, porque a gente nunca falou exatamente qual era o nosso trabalho dentro da educação de trânsito, nosso planejamento, o que a gente pensa quando cria algum projeto ou campanha. E esse é o objetivo maior, estimular o acadêmico de pedagogia a pensar em estratégias de como você pode passar informação ou conhecimento”, destacou Rineida.

A estudante do 3º período do curso de Pedagogia da UEA, Hetah Cristina Pereira Pinheiro, de 32 anos, disse que ficou surpresa com a qualidade lúdica dos jogos e até já pensa em formas de utilizá-los em salas de aula. “Todos os jogos são muito criativos e apresentam informações de forma muito eficiente aos estudantes, além de ter boa funcionalidade para trabalhar com crianças. Acredito que podem ser inclusão em todas as disciplinas”, afirmou a acadêmica.

Os servidores da Educação de Trânsito do IMMU mostraram a história do instituto, atividades realizadas pelo setor de Educação além de apresentar as diversas atividades lúdicas desenvolvidas pelo instituto. Entre os jogos apresentados estavam o tapete pedagógico, jogo da matéria, jogo de adivinhação, entre outros.

A professora do curso de Pedagogia da UEA, Mônica Aikawa, frisou a importância da interação entre diversos órgãos para aprimorar a educação para o trânsito.

“Na universidade temos a ideia de aproximar laços em todas as instâncias que envolvem a questão educacional. Quanto ao trânsito, temos a ideia de conexão com a disciplina que estamos trabalhando agora, que envolve psicologia da aprendizagem e, principalmente, educação e saúde”, concluiu.

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Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Graziela Marçal/IMMU

  

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