Ações da Fenapred e da Comissão de Esporte da Aleam beneficiam população na zona Norte de Manaus

Reporter da Cidade

As ações promovidas pela Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e drogas (Fenapred) e pela Comissão de esporte, lazer e Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atenderam mais de mil pessoas na sexta-feira (10/10). Os eventos sociais e de recreação esportiva ocorreram na escola Estadual Socorro Pacheco Braga, localizada na rua Maicuru, no conjunto habitacional Viver Melhor 2, bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus.

Foram oferecidos serviços como: cadastro e orientação para inserção de jovens no mercado de trabalho; emissão da Carteira da pessoa com deficiência e da Carteira do Autista (CIPTEA); encaminhamento para emissão da segunda via de registro de nascimento; orientações para idosos; serviços de Cidadania; além de atividades físicas. A Fenapred + Cidadania atendeu moradores de diversos bairros da zona Norte da capital amazonense.

“Estamos realizando mais uma ação social e esportiva para os moradores de Manaus. A Fenapred e a Comissão de esporte têm levado serviços essenciais e de saúde à população. É a Aleam saindo da sua sede e, em parceria com órgãos governamentais, levando atendimento direto ao povo”, destacou o deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Fenapred e da Comissão de esporte da Aleam.

Moradora do conjunto habitacional há mais de 10 anos, a dona de casa Gilderlene Diogo da Silva relatou que a ação social a ajudou a obter a documentação de seu filho.

“Sou mãe de uma pessoa com deficiência e não conseguia sair de casa para retirar o RG do meu filho. Quando conseguia uma forma de sair, não havia mais fichas disponíveis para o atendimento. Mas, graças à ação da Fenapred, consegui agendar e, em breve, vou tirar o documento do meu filho”, contou.

A dona de casa Rosineide Ferreira também elogiou a iniciativa, destacando a importância de ações como essa em comunidades afastadas dos órgãos públicos.

“Foi muito bom ver a comunidade sendo lembrada. A ação trouxe serviços que realmente estávamos precisando. Esta ação é de excelência. Eu estava precisando de óculos e saio daqui satisfeita com o atendimento. Os moradores vieram em peso porque são muitos os serviços que não temos disponíveis no bairro”, afirmou.

Rua do esporte

Mais de 500 pessoas participaram da Rua do esporte, evento promovido pela Comissão de esporte, lazer e Relações Internacionais da Aleam, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso excessivo de telas. A iniciativa também buscou apresentar alternativas saudáveis de lazer e prática esportiva por meio de brincadeiras tradicionais.

“Estamos mostrando às crianças alternativas esportivas saudáveis e, com isso, incentivando que deixem de lado os smartphones para aproveitar as brincadeiras tradicionais ofertadas na Rua do esporte”, ressaltou o titular da Sedel, Diego Américo.

A programação gratuita incluiu diversas atividades, como vôlei, futebol de travinha, zumba, queimada, espaço kids com pula-pula para crianças, além de atendimento fisioterapêutico voltado a adultos e idosos.

Ações e parceiros

A ação contou com a parceria de diversos órgãos, entre eles o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), a defensoria pública do Estado, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros, fundamentais para a realização do evento.

Sobre a Fenapred

Instalada em 2023, a Frente Parlamentar tem como objetivo contribuir com políticas públicas e estratégias de prevenção à depressão, ao suicídio e ao uso de drogas. Criada por meio da Resolução Legislativa nº 859, de 8 de abril de 2022, a iniciativa também oferece serviços de atenção psicossocial voltados à saúde mental da população amazonense.

No primeiro semestre de 2025, a Fenapred já realizou mais de 3,9 mil atendimentos em ações sociais em diversas regiões do estado. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos psicológicos, apoio social e orientações sobre Cidadania.

Compartilhar este artigo