A Prefeitura de Manaus informa que já iniciou o planejamento para a imunização de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite. A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) aguarda, até o final deste mês, a chegada das doses, enviadas pelo Ministério da saúde, do anticorpo monoclonal nirsevimabe, utilizado na estratégia.
A Semsa, por meio da gerência de Imunização, concluiu, na terça e na quarta-feira, 10 e 11/2, a capacitação das equipes de saúde que irão atuar na estratégia em maternidades municipal e estaduais da capital.
O imunobiológico será ofertado exclusivamente nessas unidades, nesta primeira etapa, para a proteção de bebês prematuros, nascidos abaixo de 37 semanas de gestação (até 36 semanas e seis dias).
A ampliação da oferta para outras unidades de saúde a fim de atender crianças menores de 2 anos de idade (1 ano, 12 meses e 29 dias) com comorbidades, que também fazem parte do público-alvo da imunização, deve ocorrer em etapa posterior, após o recebimento de novas doses e pactuação pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB/AM).
Incorporado ao Sistema Único de saúde (SUS), o nirsevimabe é administrado em dose única, sendo eficaz e seguro para a prevenção de infecções do trato respiratório causadas pelo VSR, como a bronquiolite, e suas formas graves.
O imunizante é indicado para bebês prematuros e crianças menores de 2 anos com comorbidades, incluindo cardiopatia congênita, fibrose cística, broncodisplasia, imunocomprometimentos graves (inato ou adquirido), anomalias congênitas das vias aéreas, entre outras.
— — —
Texto – Divulgação / Semsa