Em reunião com mais de 400 comunidades rurais, Comandante Dan ouve pedidos por mais segurança em Silves

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) esteve na quinta-feira (29) no município de Silves, a 204 km da capital amazonense. Entre as atividades realizadas na cidade, o parlamentar esteve em reunião com mais de 400 lideranças comunitárias. Além de prestar contas do mandato parlamentar, ele ouviu da população pedidos por mais segurança.

“Ouvi com muito orgulho que as ações que nossa Comissão de Segurança realizou no município surtiram bons resultados. Infelizmente não são suficientes para conter o avanço da violência. Estivemos na delegacia e a desestrutura salta aos olhos. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou Dan.

Investigações do Ministério Público do Amazonas (MPAM) apontaram um “aumento vertiginoso da criminalidade” na região de Silves e Itapiranga, associado à chegada de empresas de grande porte, como a Eneva, o que gerou um rápido crescimento populacional e econômico desordenado, atraindo facções criminosas. Silves tem sofrido com a interiorização da violência, marcada pela disputa territorial para o controle do tráfico de drogas e rotas de escoamento.

Forças policiais do 3º Grupamento de polícia Militar, que conta com 13 policiais, têm registrado prisões por tráfico de drogas e posse ilegal. A violência doméstica e de gênero também é um problema na região.

O deputado Comandante Dan esteve em visita técnica à delegacia da cidade e se comprometeu com o delegado Hebert em buscar ações urgentes para conferir mais segurança e salubridade ao local que, segundo ele, não oferece a menor condição de trabalho digno. A delegacia conta com dois delegados, dois escrivães e 5 investigadores.

Visita a Maués

De Silves, o parlamentar seguiu em viagem ao município de Maués, a 260 km de distância de Manaus, onde ele também reuniu com aproximadamente 200 lideranças da região.

Maués tem sido cenário de apreensões significativas de entorpecentes pela polícia Federal e Forças de Segurança, evidenciando o uso da região como rota do tráfico. A atividade de garimpo ilegal é uma preocupação recorrente, com incursões de órgãos como o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para embargar áreas e aplicar multas.

Recentemente, foi registrada fuga de 14 detentos do presídio local, revelando fragilidades na segurança pública e a necessidade de reforços policiais.

O município figurou em levantamentos sobre violência contra mulheres, além de registros de crimes sexuais envolvendo idosos e crianças. Há ainda registros de brigas entre gangues rivais, resultando em homicídios de adolescentes, bem como conflitos em espaços públicos.

“Conversamos com a comunidade, prestamos conta do nosso mandato e ouvimos muitos pedidos, em especial do conselho tutelar, para apoio à contenção de violência urbana e até em ramais. Nosso interior carece de uma presença mais expressiva da segurança pública, e de ações de defesa social. Nós faremos a nossa parte”, concluiu o deputado Comandante Dan.

Compartilhar este artigo