A iniciativa contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), do Amazonas Cluster de turismo, além de associações da classe turística e da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur), e teve como foco principal discutir os desafios, responsabilidades e estratégias necessárias para consolidar Manaus não apenas como uma tendência, mas como um destino turístico global permanente.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, ressaltou a importância do diálogo permanente entre o poder público e o trade turístico para fortalecer o crescimento sustentável do setor.
“Esse reconhecimento internacional mostra que Manaus está no caminho certo, mas também traz responsabilidades. Precisamos continuar investindo em políticas públicas, novos equipamentos turísticos, Qualificação Profissional e promoção do destino, sempre em parceria com o setor produtivo, para consolidar Manaus como um destino global”, destacou.
A realização da roda de conversa foi motivada pelo recente reconhecimento internacional de Manaus, que passou a integrar a lista dos 10 destinos tendência globais para 2026, segundo o levantamento internacional baseado no comportamento de viajantes, crescimento de buscas e interesse por experiências autênticas. O reconhecimento coloca a cidade no radar do turismo mundial e reforça seu posicionamento como um destino que alia natureza, cultura, patrimônio histórico e identidade amazônica.
O destaque tem como base a pesquisa anual de tendências de viagem realizada pela Booking.com, uma das maiores plataformas globais de turismo, que analisa dados de buscas, reservas e preferências de viajantes em todo o mundo. Entre os critérios avaliados estão o crescimento do interesse internacional, a busca por destinos sustentáveis, experiências culturais genuínas, contato com a natureza e a valorização de comunidades locais, aspectos nos quais Manaus se destaca de forma singular.
O reconhecimento também reflete uma mudança no comportamento do turista global, que tem buscado destinos fora do eixo tradicional, experiências personalizadas, turismo cultural e equipamentos turísticos qualificados. Nesse contexto, Manaus se diferencia por ser a principal porta de entrada para a Amazônia, oferecendo vivências únicas e autênticas que não podem ser replicadas em nenhum outro lugar do mundo, sendo a única cidade brasileira no ranking da pesquisa.A roda de conversa foi conduzida pela vice-presidente de turismo da Manauscult, Oreni Braga, que enfatizou a relevância de Manaus ter sido escolhida como a única cidade brasileira apontada como tendência mundial de turismo.
“Manaus reúne atributos únicos: sustentabilidade, experiências autênticas, forte valorização cultural e atrativos naturais incomparáveis. Esse encontro é fundamental para discutirmos como manter esse protagonismo e transformar essa tendência em um posicionamento sólido e permanente no turismo internacional”, afirmou.Representando a Amazonas Cluster de turismo, Luciana Kalvon, pontuou a transformação turística vivida pelo centro histórico da cidade, impulsionada pela criação de novos equipamentos, como o mirante Lúcia Almeida.
“O Centro de Manaus vive um NOVO momento. Espaços como o mirante Lúcia Almeida fortalecem a experiência do visitante e valorizam a cidade. Esse avanço só é possível graças ao apoio contínuo da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, inclusive no incentivo à participação dos empresários em feiras nacionais e internacionais, promovendo Manaus e ampliando nossa visibilidade”, concluiu.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização cultural, promovendo o diálogo com o trade turístico e ampliando as ações de divulgação do destino Manaus no Brasil e no exterior.
— — —
Texto – Jéssica Trajano/Manauscult
Foto – Thelson Souza/Manauscult