A nova sede do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb) marca um salto importante também na infraestrutura tecnológica do sistema de licenciamento da Prefeitura de Manaus. O acesso à internet, que hoje opera com 500 megabits, no NOVO endereço passará a contar com 1 gigabit de link dedicado, além de redundância e integração com a REDE corporativa do município, garantindo mais estabilidade, segurança e desempenho para os serviços prestados à população.
Ao todo, o Implurb contará com três links de conexão. O principal é um link dedicado de 1 GB, exclusivo para o instituto, com conexão direta e não compartilhada, o que assegura velocidade constante, menor latência e prioridade no tráfego de dados. Diferentemente dos links convencionais, essa estrutura oferece maior confiabilidade para sistemas, atendimentos simultâneos, videoconferências e operações técnicas de alta demanda.
O segundo link, também de 1 GB, faz a integração com a Subsecretaria da Tecnologia da Informação (SubTI), da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), permitindo que o instituto continue utilizando toda a estrutura corporativa já existente do município, agora com mais capacidade, fluidez e segurança no acesso a sistemas e bases de dados institucionais.
“A nova sede do Implurb foi planejada para dar um salto concreto em tecnologia e comunicação. Estamos estruturando toda a distribuição de internet e dados por andar, com estações próprias, o que eleva significativamente o desempenho dos sistemas. Com a implantação de um link dedicado, resolvemos limitações antigas, como a necessidade de fragmentar projetos grandes no envio. Isso garante mais estabilidade, segurança e agilidade tanto para os servidores quanto para a população que utiliza nossos serviços”, destaca o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Suporte
O Implurb contará com um link de backup, que entra em operação automaticamente em caso de falhas nos links principais, garantindo a continuidade dos serviços e evitando interrupções nas atividades administrativas e no atendimento ao público. E terá ainda o suporte remoto especializado, monitoramento contínuo do circuito do link, velocidade de banda simétrica, entre outros itens.
Com essa nova configuração, a autarquia vai ampliar sua capacidade operacional, reduzindo riscos de indisponibilidade e reforçando o compromisso com a modernização da gestão pública, assegurando mais eficiência, agilidade e qualidade nos serviços urbanos prestados à cidade de Manaus.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Antônio Pereira/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHcSP