Prefeitura de Manaus empossa nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para o biênio 2026-2027

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), oficializou, nesta quarta-feira, 21/1, a posse da nova Diretoria Executiva do CMDPI. A cerimônia também marcou a entrada dos conselheiros titulares e suplentes para o biênio 2026-2027, reforçando o compromisso da gestão municipal com a participação social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

A solenidade simboliza a renovação da composição do conselho e contou com a participação do diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, e do NOVO presidente do CMDPI, Yonilson Fernandes Carvalho Neto.

Durante o evento, o diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, destacou o papel estratégico do órgão e o empenho da atual administração. “Hoje, empossamos o corpo que conduzirá os trabalhos do CMDPI, que, em parceria com a Fundação Doutor Thomas e seguindo as diretrizes de cuidado da gestão do prefeito David Almeida, executa a política municipal voltada à pessoa idosa. O conselho é fundamental no controle social, na fiscalização e na deliberação dessas políticas. Agradecemos ao grupo que encerra o mandato e seguiremos avançando com a nova composição para garantir o melhor atendimento a nossa população”, declarou o presidente. 

O NOVO presidente do CMDPI, Yonilson Fernandes Carvalho Neto, 30, é o conselheiro mais jovem a assumir o cargo desde a criação do órgão, representando um marco de renovação no movimento de defesa dos direitos da pessoa idosa no município.

“Assumir a presidência do CMDPI sendo o conselheiro mais jovem da história deste órgão é um desafio que encaro com muita responsabilidade. Nossa missão é fortalecer a REDE de proteção à pessoa idosa, dando continuidade ao crescimento e à visibilidade que o conselho conquistou na gestão do prefeito David Almeida. Queremos promover uma evolução constante, superando desafios para entregar um serviço cada vez mais eficiente à população de Manaus”, ressaltou.

Sobre o Conselho

O CMDPI é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e de controle social. Sua atuação envolve o acompanhamento, a fiscalização e a proposição de ações que assegurem o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, promovendo a articulação entre o poder público e a sociedade civil para garantir dignidade, direitos e assistência integral à população idosa.

— — —

Texto – Fábio Simões/FDT

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHf9M

Compartilhar este artigo