A campanha “Janeiro Branco” é realizada no Brasil desde 2014 e tem como principal finalidade discutir e desenvolver ações voltadas à saúde mental. O mês que inicia o ano é considerado estratégico para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas, estabelecer metas e promover mudanças na rotina e na saúde mental.
Para o vereador Marcelo Serafim (PSB), que tem na saúde uma de suas principais bandeiras de ação política, manter corpo e mente sadios é sinônimo de bem-estar e, consequentemente, qualidade de vida para a população.
O parlamentar é defensor de lei que autoriza a presença de psicólogos em estabelecimentos educacionais, com o objetivo de prestar assistência a alunos e professores, reduzir conflitos e promover uma boa relação no ambiente educacional. Além disso, teve atuação fundamental durante a pandemia, prestando orientações à população por meio das redes sociais, em razão de sua formação como farmacêutico.
Em Manaus, a campanha “Janeiro Branco” foi instituída pela Lei nº 2.224, de 20 de junho de 2017. Desde então, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) vem promovendo ações anuais de mobilização voltadas à promoção da saúde mental e à prevenção da ansiedade, depressão e outros transtornos. A programação é conduzida pela Semsa e ocorre ao longo de todo o mês de janeiro, nas unidades básicas de saúde, policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da REDE municipal.
Texto: Charles Fernandes (assessoria de imprensa do parlamentar)