Prefeitura intensifica fiscalização do transporte complementar

Reporter da Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), realizou, na tarde desta terça-feira, 13/1, uma ação de fiscalização do transporte complementar (alternativo) na avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona Leste, como parte da operação “Transporte Legal”, que contou com o apoio da polícia Militar do Amazonas.

A operação mobilizou fiscais de transporte do IMMU e ao todo, 42 veículos do transporte complementar foram abordados durante a ação, que resultou em uma autuação por uso impróprio de buzina e três autuações por infrações de trânsito.

De acordo com o fiscal de transporte do IMMU, Elvis Mouzinho, o principal objetivo da operação é garantir mais segurança e organização no serviço prestado à população.

“A operação ‘Transporte Legal’ tem como foco assegurar que os veículos e os condutores estejam dentro das normas, oferecendo um transporte mais seguro, regular e de qualidade para os usuários. Nosso trabalho é preventivo e educativo, mas também de fiscalização rigorosa quando necessário”, destacou.

Durante a fiscalização, as equipes verificaram a documentação dos veículos e dos condutores, as condições gerais de conservação, além de itens essenciais de segurança, como pneus e para-brisa, fundamentais neste período de chuvas.

Os motoristas também receberam orientações quanto ao respeito às normas de trânsito, incluindo o limite de velocidade da via e a obrigatoriedade de trafegar pela faixa da direita, garantindo maior fluidez e segurança no tráfego.

O motorista José da Silva, que atua no transporte complementar na zona Leste, aprovou a iniciativa. “Essa fiscalização é muito importante porque valoriza quem trabalha de forma correta. A gente que anda certinho se sente mais seguro e o passageiro também ganha com isso. A operação ‘Transporte Legal’ está de parabéns”, afirmou.

A Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, reforça que ações como essa seguem ocorrendo de forma permanente em diversos pontos da cidade, com o objetivo de organizar o transporte, reduzir irregularidades e aumentar a segurança viária para condutores e passageiros.

—– —- —-Texto – Naira Nascimento / IMMUFotos – Karol Silva / IMMU

Compartilhar este artigo