A REDE municipal de saúde registrou mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 em suas 232 unidades, beneficiando cerca de um milhão de pessoas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de saúde (Semsa Manaus). Para alcançar esse feito positivo, neste ano, a Prefeitura de Manaus ampliou a REDE de Atenção Primária com a entrega de sete Unidades de saúde da Família (USF), sendo três novas e quatro reformadas.
A gestão do prefeito David Almeida mantém a meta de ampliar a cobertura em saúde básica no município, que já é superior a 90%, mais da metade da cobertura que a capital amazonense possuía em 2021.
“Nós continuamos investindo na saúde pública, estamos construindo novas unidades e outras estamos ampliando, avançando com a meta de oferecer melhores serviços em saúde básica na cidade de Manaus. A capital deu a volta por cima em saúde básica, sendo considerada a melhor do Brasil, conforme o Ministério da saúde, fruto de muito compromisso e trabalho da gestão e dos servidores”, enfatizou o prefeito David Almeida.
O bairro Compensa foi um dos bairros que ganhou uma nova unidade de saúde. A USF Silvio Santos foi muito celebrada pela comunidade. De acordo com Alexandre Silva, morador da região, a prefeitura está proporcionando atendimento com dignidade à população.
“Esperamos por essa construção há 20 anos. Antes, a gente precisava buscar atendimento em outros bairros, mas, agora, temos uma unidade moderna e confortável perto de casa. A antiga casinha de saúde era muito pequena, e hoje temos um espaço adequado para sermos atendidos com dignidade. Agradeço ao prefeito por este trabalho”, disse.
A revitalização das unidades de saúde também favorece o trabalho dos servidores, que são aqueles que todos os dias atendem a população. A reforma e ampliação da USF Megumo Kado, no bairro Educandos, é um desses casos, pois os agentes comunitários de saúde (ACS) ganharam uma sala exclusiva para atendimento.
“A gente não tinha a sala dos ACSs no prédio anterior e agora temos um lugar melhor, moderno, um espaço melhor para atender a comunidade, fazendo um acolhimento melhor. Ficou melhor para os servidores e também para quem busca atendimento na unidade”, contou Sandra Mara, assistente comunitária de saúde.
REDE Municipal de saúde
A REDE municipal de saúde é composta por 232 unidades, com mais de 100 tendo sido revitalizadas ou construídas nos últimos cinco anos. Somente em 2025, foram entregues três USFs de porte 4 construídas e mais cinco foram revitalizadas e ampliadas.
As três novas unidades construídas e entregues neste ano são: USF Walid Aziz – Parque Mosaico, zona Oeste; USF Silvio Santos – Compensa, zona Oeste; e USF Dr. Agnaldo Gomes da Costa – São José, zona Leste.
As cinco unidades que foram entregues após serem reformadas são: USF Gebes de Melo Medeiros Filho – Jorge Teixeira, zona Leste; USF Leonor de Freitas – Compensa, zona Oeste; Policlínica Dr. José Antônio da Silva – Monte das Oliveiras, zona Norte; USF Megumo Kado – Educandos, zona Sul; e USFR São Pedro – Rodovia Am-010, km 35 – zona Rural.
O município também ampliou o acesso aos serviços das Unidades de saúde da Família, aumentando para 56 o número de unidades atendendo a população com horário estendido, funcionando à noite e aos fins de semana.
Mais entregas
A meta para o ano de 2026 é seguir com o mesmo ritmo de entregas, construindo cinco novos estabelecimentos assistenciais de saúde, sendo quatro na zona Sul e um na zona Norte. As obras ainda visam reformar ou revitalizar nove unidades, sendo duas na zona Oeste, duas na zona Sul, duas na zona Norte e três na zona Rural.
— — —
Texto – Geraldo Farias / Semcom
Fotos – Clovis Miranda / Semcom