Comandante Dan é destaque no Parlamento Estadual em 2025

Reporter da Cidade

Pelo terceiro ano consecutivo, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) foi o parlamentar que mais se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foram ao todo 186 pronunciamentos durante as sessões legislativas. O dado é do Relatório Geral de Atividades 2025, realizado pela Gerência de Assistência às Comissões Técnicas da Diretoria de Apoio Legislativo da Aleam.

Dan também foi destaque em outros índices de avaliação de desempenho. No consolidado sobre a presença dos parlamentares nas sessões, o deputado  aparece como o mais presente às sessões ordinárias, com 93,75% de frequência, e o segundo mais presente às ordens do dia, como são chamadas as votações do parlamento, com uma frequência de 94,74%.

“A despeito de sempre ter tido uma presença forte no interior do Amazonas, 2025 foi um ano em que estive mais presente ao interior e com maior tempo de permanência. Realizei uma caravana fluvial pela calha do Solimões, estive em outras calhas de rio, como no Negro, no Madeira e no Purus. Pude sentir de perto todas as dificuldades que nossa gente têm enfrentado, desde as questões logísticas e infraestruturais, à falta de acesso de água potável e à violência a que nossos cidadãos estão expostos. Não há como isso não se refletir em nosso mandato. A presença se transformou em pronunciamentos, em projetos de lei de toda ordem, em requerimentos indicativos, em denúncias, em pedidos de ajuda, em propostas de emendas à lei orçamentária e em emendas impositivas. Tudo em razão do interesse público e das necessidades de nossa gente”, declarou o Comandante Dan.

Projetos de Lei Ordinária

O Comandante Dan aparece no relatório da Gerência de Assistência às Comissões Técnicas como o sexto deputado que mais teve projetos de lei ordinária aprovados, num total de 61. Ele também se destaca como o primeiro lugar na proposição de projetos de resolução legislativa e também em projetos de lei complementar.

”Não canso de afirmar que minha maior preocupação em relação aos projetos de lei que nosso mandato propõe reside na qualidade deles. Quero propor leis que espelhem os interesses dos nossos cidadãos em geral e que sejam exequíveis. A preocupação quantitativa é secundária, embora ela também tenha sua importância. E volto a repetir que, para além da aprovação em plenário, e da sanção, ou promulgação, as leis que propomos necessitam da regulamentação pelo Executivo, o que é indispensável para que elas sejam efetivas. Não somos campeões de propositura de leis, mas aquelas que apresentamos estão embasadas e bem elaboradas, tenho certeza”, afirmou o deputado.

Ele foi oitavo na autoria de requerimentos indicativos, com 270, no período de 3 de Fevereiro a 11 de Dezembro de 2025.

Comissão de Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social

A Comissão de Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social (CSPDS), presidida por Dan, foi a primeira colocada em quantidade de audiências públicas realizadas ao longo de 2025. Na opinião dele, as audiências são uma das formas mais efetivas de se trocar informações como os cidadãos e sentir os interesses e prioridades deles.

No ranking de resultados das comissões, a Comissão também foi a primeira colocada em reuniões internas e em reuniões externas e a segunda em visitas técnicas. Foi ainda a terceira em participação em eventos, bem como na participação em cursos.

“Tenho impressão que chegamos onde quase ninguém mais chega. Só na calha do Solimões, estive em 42 comunidades rurais, presenciei coisas que nunca imaginávamos, em termos de segurança. Nosso interior está tomado pelas facções criminosas, nossos distritos integrados de polícia são precários e os contingentes pequenos para enfrentar a governança criminal. Por isso defendo a contratação dos aprovados no último concurso e a realização de novos concursos. Contamos com metade do contingente policial previsto como necessário, e boa parte desse contingente fora dos seus postos originais de trabalho, não disponível à atividade policial”, finalizou o deputado.

Compartilhar este artigo