Alessandra Campelo apresenta balanço legislativo de 2025 com foco na defesa das mulheres do Amazonas

Reporter da Cidade

A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) apresentou um balanço das atividades legislativas de 2025 na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao longo do ano, a parlamentar protocolou 32 proposições, entre Projetos de Lei e Resoluções Legislativas, consolidando o terceiro mandato com forte atuação nas áreas social, de segurança pública e, principalmente, na defesa dos direitos das mulheres.

Do total apresentado, 10 proposições foram convertidas em normas legais, enquanto outras oito aguardam sanção governamental, muitas delas diretamente relacionadas ao enfrentamento da violência contra mulheres, à proteção institucional e à ampliação de direitos.

Entre os projetos de maior impacto social estão iniciativas que combatem a violência institucional, ampliam a proteção a servidoras públicas vítimas de violência, criam mecanismos de prevenção ao feminicídio e reforçam a segurança das mulheres em espaços públicos e no transporte intermunicipal.

Além das proposições de 2025, o mandato da deputada Alessandra Campelo também colheu os frutos de projetos apresentados em anos anteriores e sancionados em 2025, resultando em leis que fortalecem o combate à violência doméstica, ao assédio sexual, à culpabilização de vítimas de estupro e à misoginia em diferentes ambientes sociais.

Reconhecida como uma das principais vozes da pauta feminina no Parlamento Estadual, Alessandra Campelo reafirma que o mandato segue comprometido com a proteção da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres do Amazonas.

“Cada projeto apresentado e cada lei aprovada refletem um compromisso inegociável com a vida, a dignidade e os direitos das mulheres do Amazonas. Nosso mandato atua para transformar indignação em políticas públicas concretas, enfrentando a violência, o machismo e todas as formas de desigualdade com leis que protegem, previnem e salvam vidas”, destacou a deputada Alessandra Campelo.

Compartilhar este artigo