Gestores da Semsa discutem melhorias no SUS em evento de saúde em Ouro Preto

Reporter da Cidade

Gestores da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, participam, nesta quarta-feira e quinta-feira, 3 e 4/12, da reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), que acontece em Ouro Preto (MG). O objetivo do encontro é discutir e definir ações para a aprimorar o Sistema Único de saúde (SUS).

Além da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, participam do evento os subsecretários de Gestão da saúde, Djalma Coelho, e de gestão administrativa e Planejamento, Nagib Salem.

A titular da Semsa destaca que a reunião do Conares é muito importante, porque é o momento em que gestores do Brasil inteiro trocam experiências, discutem a formulação de políticas e deliberam sobre ações que têm o intuito de melhorar a saúde pública.

“O evento cria oportunidades para que os gestores municipais exponham as singularidades de sua região para que essas especificidades sejam consideradas na definição de parâmetros de avaliação e de propostas de ações, programas e financiamento da saúde. Então este evento é muito especial para os que atuam no SUS”, sintetiza Shádia Fraxe.

A programação do encontro começou com a discussão sobre o tratamento da fibrose cística pela SUS, doença genética e hereditária, bem como no acompanhamento dos usuários que sofrem da enfermidade crônica.

Ainda na quarta, 3/12, fez parte da programação o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Oncologia na Atenção Primária à saúde pelo Centro Especializado em Oncologia A.C. Camargo, em colaboração com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems).

Na quinta-feira, 4/12, a programação contempla a atual conjuntura da saúde pública e, em seguida, a pauta será a deliberação sobre a comissão de infraestrutura do Congresso do Conasems de 2027. O evento prossegue com debate sobre o aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária em saúde (APS) e pactuações relacionadas à Comissão Intergestora Tripartite (CIT).

O Conares é um órgão colegiado que juntamente com a instância estadual do Conselho Nacional de Secretários de saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de saúde (Conasems) e o Ministério da saúde, atua na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), fórum em que todos os entes envolvidos na gestão do SUS discutem e pactuam deliberações para melhoria da saúde pública.

 — — —

Texto e fotos – Divulgação/Semsa 

Compartilhar este artigo