A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 28/11, a 11ª reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade.
O encontro reuniu conselheiros tutelares titulares e suplentes, além de representantes da sociedade civil e do poder público. Entre as pautas discutidas estiveram a eleição para a nova presidência e secretariado do conselho, a posse de novos conselheiros, a leitura do relatório de gestão, a aprovação da ata da 10ª reunião ordinária e a apresentação do parecer institucional.
Durante a reunião, a ex-presidente do CMDCA, Elisângela Tavares, destacou os avanços da gestão encerrada. “Estamos neste fechamento de ciclo da gestão do CMDCA, de 2023 a 2025. Tivemos vários avanços relevantes. Agora, a nova presidente do conselho, na pessoa da Graça Prola, representante da Semasc, vai dar continuidade a esse trabalho tão importante da defesa da criança e do adolescente”, declarou.
Eleita para presidir o CMDCA, a subsecretária da Semasc, Graça Prola, ressaltou a relevância da garantia dos direitos humanos para o desenvolvimento social e apontou as prioridades da nova gestão.
“Uma nova gestão no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se inicia. Nós, juntamente com a representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a representante da Semsa (Secretaria Municipal de saúde), que compõem a presidência, vamos dar continuidade ao trabalho de promoção e captação de recursos, em articulação com o fundo municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atuaremos nos processos de sindicância que estão em andamento e, para 2026, trabalharemos efetivamente na qualificação e profissionalização das organizações da sociedade civil”, afirmou.
– – –
Texto – Syrrames Nobre/ Semasc
Foto – Diego Lima / Semasc