
Ao comemorar duas décadas de atuação da escola do Legislativo Senador José Lindoso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), assumiu o compromisso de ampliar os serviços prestados pela instituição que se consolidou, nacionalmente, como referência em formação cidadã, capacitação de servidores e promoção de políticas educacionais voltadas à sociedade amazonense.
No decorrer de sua trajetória, a escola do Legislativo formou cerca de 400 mil pessoas por meio de cursos gratuitos, palestras, projetos itinerantes e ações voltadas à Cidadania. Entre seus programas mais consolidados estão o Parlamento Jovem, o Conhecendo o Legislativo, o Cidadão de Berço, o Educando pela Cultura, o Educando pelo Amazonas e, mais recentemente, o Educa Aleam, uma iniciativa direta do presidente Cidade.
“A escola Legislativa José Lindoso é muito produtiva, tem um trabalho sério e, a cada ano que passa, a gente vê ela evoluir, se desenvolver e se adaptar à realidade. Neste ano, tivemos a ideia de auxiliar os alunos que iriam prestar o Enem (exame Nacional do ensino médio) e realizamos o ‘Aleam Educa’ e foi um sucesso. Mais de 1,5 mil alunos passaram por aulas em cinco sábados e puderam se aperfeiçoar em matérias como língua portuguesa, inglesa e redação. Em 2026, vamos aperfeiçoar ainda mais os nossos programas e expandir os serviços ofertados, gratuitamente, pela escola do Legislativo José Lindoso”, afirmou o presidente.
Criada pela Resolução Legislativa nº 379, de 29 de novembro de 2005, na gestão do então presidente Belarmino Lins, com a finalidade de promover a qualificação técnico-profissional do funcionalismo público e ampliar o diálogo entre o Parlamento Estadual e a população, a escola do Legislativo tem ampliado sua atuação para os municípios do interior do Estado.
“Com a chegada do presidente Roberto, a gente conseguiu atingir 22 municípios e, com isso, alcançar, em apenas dois anos, mais de 23 mil pessoas. Nossos programas visam trabalhar não apenas com estudantes, mas com o parlamentar das Câmaras Municipais do interior, assessores e todos os responsáveis por fazer política, para que subsidiados com educação de qualidade possam beneficiar toda a sociedade. E é com esse objetivo que vamos manter o nosso trabalho, sempre fortalecendo os programas e projetos realizados pela escola do Legislativo”, declarou o diretor da instituição, Jander Lasmar.
Um dos homenageados pelos 20 anos de atividades da escola do Legislativo da Aleam, o diretor-geral da Casa, Wander Mota, falou da emoção em acompanhar o desenvolvimento da instituição.
“Acompanhei esses 20 anos da escola do Legislativo. A Assembleia abraça a escola do Legislativo com muito carinho e nessa administração, o nosso presidente tem dado todo o apoio, todo o incentivo para que a escola do Legislativo aprofunde os seus cursos, busque mais espaço, abra realmente as suas portas aos servidores da Casa, aos seus dependentes e à população em geral. A escola, nessas duas décadas, se fez presente na educação não só na Assembleia, mas na vida do povo amazonense. Fico muito honrado por, através da minha função enquanto diretor-geral da Casa, apoiar os serviços prestados pela escola do Legislativo. Que venham muitos mais anos pela frente”, finalizou o diretor-geral da Aleam.