Escola do Legislativo da Aleam completa 20 anos com mais de 400 mil atendimentos

Reporter da Cidade

A solenidade de aniversário dos 20 anos da escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aconteceu nesta quinta-feira (27/11). No balanço dessas duas décadas, a instituição registrou mais de 400 mil pessoas atendidas em atividades realizadas em Manaus e no interior do estado.

Durante a solenidade, que aconteceu  no auditório Senador João Bosco, servidores da Casa receberam homenagens.

A escola do Legislativo foi criada, por meio da Resolução nº 379, de 29 de novembro de 2005, de autoria do ex-deputado Belarmino Lins. A instituição foi fundada com o objetivo de promover a capacitação dos servidores públicos do Poder Legislativo e de demais órgãos públicos do Amazonas.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), destacou a trajetória de transformação promovida pela escola do Legislativo. Em sua gestão, mais de 23 mil pessoas foram atendidas em 21 municípios do estado.

“Não Podemos deixar passar uma data tão importante de uma escola que ofereceu cursos profissionalizantes para tantas pessoas e que contribuiu significativamente para a educação, orientação e qualificação de quem precisa aprender para garantir seu sustento. A Assembleia Legislativa segue dando sua contribuição aos servidores da Casa e à população do Amazonas”, ressaltou.

Cidade também anunciou que 2026 será o Ano da educação na Assembleia Legislativa, com novos cursos profissionalizantes e melhorias na estrutura da escola do Legislativo.

“Fico muito feliz em ver que a Assembleia Legislativa possui uma das melhores estruturas entre as escolas do legislativo no Brasil. Quero dizer a vocês: o próximo ano será o ano da educação. Será o ano dos projetos em que vou focar na formação. Vamos criar cursos profissionalizantes que realmente ajudem as pessoas, não só os servidores da Casa, mas também quem estiver precisando”, afirmou.

O presidente avaliou ainda que sua gestão buscou fortalecer o trabalho institucional.

“Realizamos o aulão do Enem, que atendeu mais de 1,5 mil alunos só este ano; valorizamos estudantes com prêmios e projetos que estimulam o protagonismo juvenil; e levamos ações da escola ao interior, porque a educação cidadã precisa chegar a todos”, enfatizou.

Importância das atividades

O diretor-geral da Aleam, Wander Mota, um dos homenageados pelos 20 anos da escola, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas.

“O que observamos nesses 20 anos é o impacto da escola na vida de muitas pessoas. Temos aqui diversos programas, o educação Cidadã, o Parlamento Jovem e formações que vão desde cursos básicos de informática a pós-graduações e até mestrado. Tudo isso para melhorar a qualidade do servidor, de seus dependentes e da população em geral. educação é fundamental”, afirmou.

O diretor da escola do Legislativo, Jander Lasmar, também destacou  positivamente o balanço das duas décadas.

“O resultado é extremamente positivo. Os números representam atividades e pessoas formadas. Vemos a amplitude do trabalho realizado para o público do Amazonas. Este ano coroa as ações da escola, com novos projetos implantados e resultados concretos produzidos, não apenas celebrações”, disse.

A coordenadora do Núcleo de direitos humanos da escola, Jacy Braga, emocionada, falou sobre a relevância dos programas.

“É uma enorme satisfação coordenar essas ações, especialmente porque tratamos de temas extremamente importantes para a sociedade. Quando percebemos que a gestão do presidente Roberto Cidade incentiva nosso trabalho, principalmente no interior, onde há maior desafio logístico, entendemos a importância de levar educação e direitos humanos a quem mais precisa”, afirmou.

Programas de educação Cidadã

Conhecendo o Legislativo

Aproxima o Poder Legislativo da sociedade, oferecendo visitas ao plenário.

Público-alvo: alunos da REDE pública e sociedade civil organizada.

Estimativa por palestra: 80 participantes.

Cidadão de Berço

Alfabetiza crianças com letramento político de forma lúdica, com culminância no plenário. Público-alvo: alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.Estimativa por evento: 90 alunos.

Parlamento Jovem

estudantes do 3º ano do ensino médio são eleitos nas escolas do estado e simulam uma jornada parlamentar, com direito à posse. Cada edição inclui a elaboração de proposituras de lei com apoio técnico da Aleam.

Público-alvo: alunos do 3º ano da REDE estadual.

Estimativa: 150 alunos por edição; são eleitos 48 (24 titulares e 24 suplentes).

Educando pela Cultura

O programa é realizado mensalmente pela escola do Legislativo Senador José Lindoso e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância e a garantia dos direitos inerentes a diversas temáticas: Cidadania e direitos civis; direitos humanos; educação e diversidade; diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero; violência contra povos pretos e pardos; violência contra crianças e adolescentes; valorização da vida; direitos de povos originários; segurança pública; e tecnologia.

Educando pelo Amazonas

O programa busca conscientizar a população, por meio de atividades culturais, sobre a importância da Cidadania, dos direitos humanos e da prevenção e combate à violação de direitos.

Como estratégia, atua como vetor de conhecimento utilizando manifestações culturais que estimulam debates e aprendizado lúdico sobre Cidadania, direitos humanos e questões psicossociais. As ações incluem rodas de conversa, debates e palestras.

Ambos os programas possuem objetivos semelhantes, diferenciando-se apenas pela escala de alcance.

Aleam Educa

O Aleam Educa é resultado da Resolução Legislativa nº 1.128/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade.

Voltado para alunos do ensino médio da REDE estadual que prestariam o Enem, o programa realizou quatro sábados de aulas de Língua Portuguesa e Redação, atendendo mais de 1.500 estudantes.

A iniciativa fortalece a Cidadania por meio de ações educativas relacionadas a direitos humanos, convivência democrática, ética, diversidade étnico-racial e de gênero, meio ambiente, responsabilidade social e segurança pública.

Compartilhar este artigo