Assembleia Legislativa do Amazonas anuncia inauguração do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade

Reporter da Cidade

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (27/11), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), anunciou a inauguração, na próxima terça-feira, (2/11), do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, unidade voltada ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outros transtornos.

O espaço oferecerá atendimento médico ambulatorial e acompanhamento multidisciplinar, incluindo nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e odontólogos, todos voltados à recuperação motora e ao desenvolvimento sensorial.

Segundo o parlamentar, o público-alvo inicial será composto por crianças de 1 a 14 anos, faixa etária considerada pela ciência como a de maior capacidade de inclusão social por meio de tratamento especializado.

“Nossos profissionais estão habilitados e nós vamos atender em torno de 250 crianças todos os dias. O Centro está equipado e com profissionais capacitados para atender as necessidades das nossas crianças”, afirmou Roberto Cidade.

Dificuldades enfrentadas pelos autistas

Durante a sessão, parlamentares destacaram os desafios enfrentados pelas famílias e crianças com TEA. Dados do Censo 2022 apontam que o Amazonas possui 43.983 pessoas diagnosticadas com autismo, sendo 27.636 em Manaus, o que representa 1,3% da população da capital. A maior concentração está entre crianças de 5 a 9 anos, com quase 6 mil casos registrados.

Especialistas reforçam que o tratamento multidisciplinar é fundamental para estimular habilidades cognitivas, sociais e motoras, ampliando as chances de inclusão escolar e social.

concurso público da Aleam

O presidente também confirmou a realização do concurso público da Aleam no próximo dia 14 de dezembro. O certame recebeu mais de 50 mil inscrições e permitirá a contratação de novos servidores para suprir o déficit atual da Casa.

“No próximo ano estaremos convocando os novos servidores, garantindo profissionais qualificados e resolvendo o problema da falta de servidores”, destacou.

Transporte coletivo em pauta

Outro tema debatido foi o valor da tarifa de transporte coletivo no Amazonas. O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) comunicou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou sua representação para avaliar os custos e a legalidade da tarifa vigente.

“O TCE determinou que a Prefeitura de Manaus esclareça como ele chega ao valor da tarifa”, informou Barreto, afirmando que é papel do Parlamento fiscalizar e exigir transparência nos gastos públicos.

A prefeitura tem o prazo de 30 dias para apresentar as informações que justifiquem o reajuste da tarifa de ônibus. “Transparência na gestão pública não é favor, é obrigação”, disse o parlamentar.

Compartilhar este artigo