Laudo Azul no Interior – Deputado Estadual Mário César Filho leva ação de diagnóstico de autismo às crianças de Novo Airão

Reporter da Cidade

O deputado estadual Mário César Filho (UB) levou, na segunda-feira (24/11), edição da ação “Laudo Azul”, que oferece atendimento gratuito com neurologista para crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao  interior do Amazonas. Desta vez, o município contemplado foi NOVO Airão, localizado a 194 quilômetros de Manaus.

“Para mim, como pai atípico, poder ajudar várias famílias em NOVO Airão é uma grande bênção. Estamos expandindo nossa ação porque sabemos da grande necessidade de atendimento não só na capital, mas também nos municípios do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

A iniciativa, já realizada em Manaus e nos municípios de Barcelos e Borba, atendeu 30 crianças somente nesta edição. Entre elas estava Alan Emanuel, que aguardava uma consulta há pelo menos um ano.

“É uma vitória! Foram cinco anos esperando por esse dia”, disse a mãe do pequeno, dona Iranilce.

Outra família beneficiada foi a de Isac, acompanhado pela avó, Aldenora Garcia, que esperava o laudo há quase uma década.

“Há 8 anos a gente esperava por esse laudo e hoje foi uma alegria que eu não sei explicar. Quero agradecer ao deputado Mário César Filho, que Deus o abençoe”, declarou a pescadora.

Sobre a ação “Laudo Azul”

Idealizada pelo deputado estadual Mário César Filho, a ação já atendeu mais de mil crianças com suspeita de TEA em diversas cidades do Amazonas, encurtando filas e aproximando o diagnóstico das famílias do interior.

Importância do laudo

O laudo médico é essencial para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), disponibilizada em formato digital pela Lei nº 6.907/2024, de autoria do próprio deputado. A CIPTEA garante direitos como prioridade no atendimento, inclusão educacional, acesso a serviços de saúde, transporte e proteção social.

Compartilhar este artigo