Zé Ricardo expõe suspeitas sobre roda-gigante instalada na Ponta Negra e cobra transparência da prefeitura

Redação

Após o incidente ocorrido no último sábado (22 de novembro), quando a roda-gigante instalada no Complexo Turístico da Ponta Negra apresentou pane e deixou dezenas de pessoas presas por cerca de uma hora, gerando pânico e insegurança, o vereador Zé Ricardo (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus, nesta segunda-feira (24 de novembro), para cobrar esclarecimentos urgentes da prefeitura sobre a instalação e operação do equipamento.

O parlamentar anunciou que protocolou requerimento formal exigindo informações detalhadas da gestão municipal, diante do que considera um fato gravíssimo que colocou em risco a integridade física e moral da população.

No requerimento, Zé Ricardo cobra informações acerca da empresa responsável pela roda-gigante. O vereador solicita cópia integral do processo de contratação; Modalidade licitatória utilizada e justificativas técnicas e administrativas; Explicações sobre o fato de a empresa ter sido criada apenas dois dias antes do início da montagem; Documento comprovando capacidade técnica, experiência, atestados e habilitação. Como ainda o alvará de funcionamento e as taxas e valores pagos ou devidos à prefeitura.

Além disso, o parlamentar ainda vai solicitar do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) laudos técnico de vistoria; licenças e autorizações de funcionamento emitidas pela prefeitura; Certificações de segurança do INMETRO; Autorização da Amazonas Energia para uso de energia elétrica e autorização e responsabilidade técnica do CREA-AM.

Durante seu pronunciamento, o vereador criticou a prefeitura por tentar desviar o foco do problema responsabilizando terceiros, inclusive um ex-vereador.

“É inacreditável como ele [prefeito] tenta jogar a culpa para responsabilidade de outros, para se fazer uma cortina de fumaça. Como que uma empresa constituída há poucos dias já PODE operar, instalar uma estrutura, um equipamento enorme. Queremos saber detalhes sobre isso, inclusive quanto a empresa está ganhando e se a prefeitura vai ganhar nesse empreendimento. Espero, realmente que possa ser aprovado nesta Casa”, destacou.

Zé Ricardo reforçou que a situação exige total transparência, investigação séria e resposta imediata aos questionamentos feitos pela sociedade manauara, que quer saber como e em que condições um equipamento desse porte foi instalado, e se a segurança foi devidamente respeitada.

Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)

Compartilhar este artigo
Leave a comment