A etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025 da Prefeitura de Manaus segue com a imunização de cães e gatos em visitas de casa em casa, em todos os bairros da capital, e em 46 postos fixos, nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul. Mais de 158 mil animais já foram vacinados por meio da estratégia, que teve início no dia 1º/10, coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.
Desde o início de outubro, os vacinadores e registradores da campanha municipal vêm percorrendo vias de bairros e comunidades de toda a zona urbana da cidade, conduzindo visitas em domicílio para a vacinação de cães e gatos. Os profissionais atuam em duplas, identificados e uniformizados com camisetas da estratégia, de segunda a sábado, exceto feriados, sempre no período matutino.
Como forma de facilitar o acesso dos tutores, a imunização de cães e gatos está sendo ofertada também em 46 pontos fixos da campanha. Entre eles estão o CCZ, no bairro Compensa, zona Oeste, e os centros de convivência Prefeito José Fernandes, no bairro São José, zona Leste, e Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, além de clínicas veterinárias parceiras da iniciativa, distribuídas por todo o município.
A lista de pontos, com endereços e horários de atendimento, PODE ser consultada em www.Manaus.am.gov.br/Semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.
O chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ Manaus, Thulio Rocha, assinala que a vacina contra a raiva é ofertada gratuitamente, por meio do Sistema Único de saúde (SUS), não sendo necessária a apresentação de qualquer documento pelos tutores. A vacinação, ele relata, é obrigatória e anual para cães e gatos saudáveis e com idade a partir de 3 meses.
“A vacinação é ofertada durante o ano todo na sede do CCZ Manaus, com reforço nas campanhas anuais. Essa estratégia visa proteger tanto os animais quanto os humanos e graças a ela Manaus está há 40 anos sem registro de casos da raiva em humanos”, assinala o gestor.
Thulio explica que a raiva, também chamada hidrofobia, é uma doença viral aguda que afeta o sistema nervoso central. A zoonose PODE ser transmitida para as pessoas por meio de lambeduras, mordeduras ou arranhaduras de animais infectados.
“Não existe tratamento nem cura para a raiva, que é letal em quase 100% dos casos. A vacinação antirrábica animal é a principal estratégia de prevenção e controle da doença, sendo por isso essencial o apoio dos tutores em imunizar seus cães e gatos todos os anos”, enfatiza.
Meta
Conforme Thulio Rocha, um total de 158.549 animais, sendo 103.371 caninos e 55.178 felinos, foram imunizados até o sábado, 22/11, na etapa urbana da campanha municipal de 2025. Na etapa rural da estratégia, realizada de abril a junho deste ano, foram vacinados 6.775 animais, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos, nas comunidades fluviais e terrestres da capital.
“Neste ano, a campanha de vacinação antirrábica da prefeitura tem como meta imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 cães e 80 mil gatos. Para isso a mobilização continua até o dia 29/12, com a oferta da vacina nas visitas de casa em casa e nos pontos fixos”, relata.
Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha municipal, a população PODE entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do Whatsapp, nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.
—- —- —- Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa